segunda-feira, agosto 24, 2009

Fogaças horribilis

--
Eu sabia que a deslocação à Feira era difícil. Sabia que o Varzim ia enfrentar um dos melhores e mais bem apetrechados plantéis desta edição da Liga Vitalis. E por isso mesmo, acreditar que o Varzim pudesse sair do Marcolino de Castro com o mesmo resultado da época passada (1-2), talvez tenha pecado por excesso de lirismo.
O contexto era completamente diferente: foi a acção combinada da troca de treinador com a garra de um colectivo que contava, entre outros, com Mendonça, Marco Cláudio e André André. Desses, só o #25 se mantém. Mas, vindo de uma lesão, o seu rendimento esteve ligeiramente abaixo do habitual.
Mesmo assim, nunca pensei sair do estádio do Feirense vergado ao peso de quatro golos. Inicialmente, julguei que estava montado o cenário para um autêntico festim, onde o árbitro Artur Soares Dias assumiria o papel de 12.º jogador da equipa da casa. A grande penalidade que marcou aos quatro minutos (julgando uma falta???? de Neto dentro da grande área) só mesmo de cheque no bolso... e de choruda quantia. Tinha ao meu lado adeptos do Feirense que se riram da decisão do árbitro. Já antes, o lance que tinha dado origem ao penalty foi precedido de um lance polémico em que foi um jogador do Feirense o último a tocar a bola pela linha de cabeceira... com a mão.
Enfim, mas como o que conta é o que entra, Adilson facturou e o Varzim entrou no jogo praticamente a perder.
Aliás, à semelhança do que aconteceu há cinco meses. Mas não houve a mesma serenidade para contrariar o progressivo ascendente dos fogaceiros.
Entre uma ou outra reacção tímida, o Varzim conseguia aproximar-se da baliza adversária... mas a concretização é um problema. Bruno Moreira teve, pelo menos em duas situações, a oportunidade de cabecear com sucesso... mas mandou por cima.
Quem não marca sofre. 34 minutos: pontapé de canto da direita, com conta, peso e medida para o poderoso Elvis se elevar ao primeiro poste diante dos centrais varzinistas e 'toma lá mais uma'. Se o primeiro golo do Feirense foi fruto de uma decisão infeliz do árbitro, o segundo confirmava a superioridade da turma da casa e revelava aquele que, para já, ainda é um problema no Varzim: a defesa... um dos sectores que, em tempos, já foi dos melhores, agora é uma preocupação.
Não pela falta de valor dos seus elementos, mas pela sua juventude e falta de maturidade. Falhas evidentes que agravaram o score já na segunda parte. Sinceramente acreditei que, se marcássemos cedo na segunda parte, ainda podíamos alcançar - pelo menos - um empate.
Apesar do Varzim ter entrado com uma atitude muito mais decidida, a verdade é que nunca conseguiu inverter os papéis. E desmoronou-se ao terceiro do Feirense: uma falha incrível da defesa e um golo em que o próprio Marafona (tão importante para conter uma goleada ainda maior), saiu em falso e foi 'chapelado' por uma cabeçada de Helder Castro.
O Varzim partiu-se por completo... e até ao fim, mais um golo e mais uma falha clamorosa da defesa alvi-negra.
Até ao fim, ainda tivemos dois ou três lances perigosos mas Paulo Lopes esteve sempre à altura.
Podemos até considerar que uma derrota por quatro é um pouco pesada.
Mas quem perde por quatro merece perder. Foram muitos os erros cometidos.
Eduardo Esteves reconheceu-os no fim do encontro.
Pois que nos sirvam de lição para o futuro.
Este Varzim é muito tenrinho para os 'gigantes' que se comprometeram com objectivos ambiciosos. O Feirense é um deles e viu-se o resultado: chapa 4.
Para a semana inauguramos a terceira ronda do campeonato, sexta-feira às 20:15, no Estoril.
Por ser dia de trabalho, nunca chegaria a tempo para ver o jogo... ainda bem que dá
na SportTV.
-

17 comentários:

Anónimo disse...

SUBAS AO CEU ...

DESÇAS AO INFERNO ...

NUNCA CAMINHARAS SOZINHO ...


TE AMO VARZIM ORGULHO DUM POVO ...

Anónimo disse...

Desces com o Varzim ao Inferno e, lá? Caminharás com ele!
E depois? Vais onde?
Queimas-te com ele ou tentas fazer algo, por pouco que seja, para que ele (e tú) não virem churrasco?

Anónimo disse...

bem s for a ultima goleada nao e´mau estava a vista a epoca k iamos ter nem avancado temos como vamos dar luta.

Anónimo disse...

mau d mais para ser verdade que vergonha.

Anónimo disse...

O Varzim não devia ter perdido certos jogadores que eram as referências, houve culpas das duas partes na crise de balneário da época passada e o resultado foi este.

Tiago disse...

até me envergonha o sr anonimo das 1.11h AM...


vc nem parece varzinista... ou melhor, ate pode ser... mas então é mt cobarde... por amor de deus...

geno disse...

temos k seguir em frent mas nao tendo equipa para lutar ninguem aparece n estadio.

Anónimo disse...

sou socio mas com estes resultados nem vontade da ver os jogos.

Anónimo disse...

SE FOR PRECISO CLARO QUE ME QUEIMO COM O VARZIM SR. ANONIMO ... NAO TEM VONTADE ? OLHA Q BOM FOMOS A FATIMA FOMOS A ST MARIA DA FEIRA ... NAO SE PASSA NADA SEMPRE COM O VARZIM ... SE NAO HA AVANÇADO AZAR JOGASSE COM OS QUE TEMOS ... Ate porque na primeira jornada tivemos azar porque mereciamos uma vitoria na segunda jornada ate ao 2-0 o campo para o sr artur soares dias inclinou tanto para os lados da feira ... mas estes se nao sobem para o ano descem ...


Agora virar as costas ao meu clube de infancia isso nunca ... Es o tipico adepto portugues so apoia com esta la em cima .

Anónimo das 1:11 AM disse...

VARZIM: O meu Clube de sempre.
VARZIM: Serei até à morte.
VARZIM: Orgulho e vida.
Blá, blá, blá...

Creio que, perante tal declaração, já passarei a ser considerado um Varzinista do "caraças"! Heim?

Não meus caros consócios. Apesar do Clube necessitar do apoio de todos (principalmente monetário) entendo, pessoalmente, que poderíamos aproveitar este espaço para cada um expressar a sua opinião sobre a situação geral do nosso Clube, respeitosamente, claro.
Revolta-me, particularmente, a apatia a que está votado o Varzim, pelas denominadas "forças vivas" ou históricos ou como lhes queiram chamar, perante uma Direcção que apesar de se louvar a dedicação e tempo dispendidos, há muito que deveriam ter entregue as "chaves" do Clube ou colocar o lugar à disposição, expondo públicamente as razões porque não conseguiram (ou porque não os deixaram!) alcançar os seus objectivos.
Assim, como estámos, é que não. Não é peixe, nem carne.
Quando o Clube está por cima, amigo anónimo das 5:04 PM, não sou eu e possívelmente o Sr. que aparecem nas fotos, nas cerimónias, nos discursos, jantares, etc, etc. Mas eles existem, estão cá. Mas onde? Porque não ajudam quando necessário, independentemente de quem esteja a gerir os destinos do Clube?
Cumpts

Anónimo disse...

Esses são chamados os chulos do futebol ... Por isso é que este país que vivemos é uma autentica merda ou seja os protagonistas nao são os jogadores ... Macedo Vieira se nao ajuda o varzim apelo a todos os socios do clube que nao votem nele pode ser que ele se lembre de ajudar assim como o careca de vila do conde faz ... Quando o clube precisa ele cchega se a frente .

Se os nossos meninos nao tiverem ajuda o carinho o apoio dos poveiros fora vai ser uma roubalheira pior do que na feira ...



Quanto a esta direção o clube ta em crise mas deixaram escapar tantos tantos bons jogadores e baratos sao muito amadores no mundo do futebol ...


Trocava o Matos pelo Severino tinhamos um ponta de lança ... O hugo monteiro ex gil vicente agora esta no gondomar morto na 2b tinhamos um dos melhores extremos da liga de honra . Enfim

Anónimo disse...

nao votem no homem, que quando ele precisar vai se lembrar do varzim. É preciso tirar do poder quem o acha ja seu

Anónimo disse...

http://clubedesportivofeirense.blogspot.com/



para que vejam a derrota! custou mas vai passar!

Anónimo disse...

os ultimos a rir..........

Anónimo disse...

Estes gajos do feirense sao mesmo de rir ...
Quase q desciam se nao fosse o alvaro magalha~es ...
Se nao sobem morrem

Anónimo disse...

ei, quem postou o link fui eu, poveiro e Varzinista! esqueci me de dizer! foi pa nos vermos a derrota, nada mais!

nao foram eles!

Zequinha

Anónimo disse...

s foste entao foi para ver como fomos fracos e permeaveis e inocentes .