-
Ah leões...
-
A nossa entrada a rasgar deixou a condenada Ovarense totalmente KO: em 20 minutos, o Varzim arrasou os da casa, embora valha a pena lembrar a situação complicada da turma vareira: eles não recebem há quase cinco meses, montes de jogadores que eram a base da equipa foram embora e os rapazes apresentaram-se ante o nosso Varzim com apenas 11 jogadores e bateram-se o melhor que puderam.
O Varzim fez o que lhe competia: ganhou a um colectivo manifestamente inferior mas que ainda teve a dignidade suficiente para esbracejar, contrariando o favoritismo poveiro.
Agora é cumprir calendário e quantas mais vitórias melhor... para conseguir a melhor posição possível.
Esta semana prescindimos da habitual crónica. Embora valha a pena reunir meia dúzia de ideias centrais em torno deste encontro: os golos do Varzim foram apontados por Pedrinho (10'), Rafael Cadorin (16'), Rui Miguel (18') e Costé (67').
A Ovarense ainda ripostou aos 33' e 83'... mas de tal maneira fragilizada que não evitou mais um desaire... agora mais que nunca... em contagem decrescente para a II Divisão Nacional.
Já nós, quedamo-nos agora pela sexta posição com 49 pontos.
-
E esta começa já a ser a altura de fazer contas a quem sai e a quem entra: o Beira Mar já subiu... garantiu a promoção ao vencer o Olhanense pela margem mínima. Falta ocupar um lugar no rol dos promovidos: Aves ou Leixões? A luta lá em cima continua. Lá em baixo: Maia, Barreirense, Marco, Moreirense e Ovarense já estão despromovidos à II Divisão Nacional... na zona perigosa caiu agora o Covilhã por troca com o Portimonense: os Leões da Serra têm 40 pontos... apenas menos um que os algarvios, que o Vizela e que o Feirense... que ainda não estão livres de trabalhos nas duas últimas jornadas que se avizinham.
Já na Liga principal, certo certo só mesmo o regresso do Penafiel... em situação ainda periclitante estão o Guimarães (já com um pé na Liga de Honra), o Rio Ave (e que bom seria reeditar os derbys entre poveiros e vilacondenses), a Naval (que às tantas tirou o bilhete de ida e volta), o Gil Vicente (que enfrenta duas finais complicadas... a primeira é já na próxima ronda em Braga). Académica, Paços de Ferreira, Belenenses e Estrela da Amadora respiram um pouco melhor... mas nada de facilitar. Do céu da permanência ao inferno da queda no escalão inferior pode bastar um ponto ou uma ligeira desvantagem no 'deve e haver' da concretização.
Da II Divisão Nacional, referência aos líderes (todos eles putativos adversários do Varzim na próxima época): o Trofense (sedento de vingança do caso Valpaços que ditou a descida à III Nacional e a permanência do Varzim na II B), o Lousada, a Oliveirense e o Olivais e Moscavide.
-
E é para isto que começa a valer a pena lançar um olhar: mais do que fazer as crónicas detalhadas de cada jogo, importa perceber os cenários que se desenham à medida que os campeonatos vão chegando ao fim. O nosso caminho está traçado... estaremos na Liga de Honra para o ano. Com quem? Falta saber.
Por nós uma coisa é certa: aos que descem e aos que sobem à Liga de Honra, melhores saudações desportivas... e a certeza de uma convivência saudável com este blog de varzinistas para varzinistas... e não só.
-
Black & White
PoveiroDeGema
2 comentários:
uma palavra para os PROFISSIONAIS de futebol...quer do Varzim, quer da Ovarense...estão de parabéns e merecem que a sorte os acompanhe...
Um resultado de encontro com o esperado: uma vitória...que acaba por ser expressiva, perante uma equipa -mais uma- a passar por grandes dificuldades.
Resultado de qualquer maneira motivador para o Varzim, para esta ponta final.Allez rapazes!
E uma Liga com menos clubes... vai trazer alguma vantagem, desvantagem ou vai acabar por dar para o mesmo?
Enviar um comentário