domingo, setembro 30, 2007

Yazalde partiu o 'autocarro'

-
Liga Vitalis - 6.ª jornada
-

Photobucket - Video and Image Hosting---2--x--0--- Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

-
-
Aquilo que o Varzim prometeu na primeira parte, materializou na segunda.
Ante um Freamunde, por sinal muito limitado para aquilo que se pede a uma equipa deste escalão, a turma poveira foi sempre melhor... mas na etapa inicial faltou sempre qualquer coisa.
Ou se perdia tempo e espaço com mais uma fintinha, ou os jogadores queriam levar a bola para casa ou simplesmente os remates não levavam destino de golo.
Houve inclusive unidades fundamentais da manobra ofensiva cujos rendimentos na primeira parte deixaram muito a desejar. Refiro-me a Chico - que, apesar de voluntarioso, não conseguiu fazer quase nada - e a Roberto - que teve pelo menos duas boas chances de fazer a festa mas errou o alvo... isto quando não era apanhado em fora de jogo, o que aconteceu várias vezes ao longo do encontro. Ao contrário, o jovem Candeias assumiu os comandos do ataque pelo lado direito e foi um dos melhores em campo. Rapidíssimo de pernas, com um sentido de domínio do esférico absolutamente notável, o #11 trocou completamente as voltas aos defesas do Freamunde. Teve nos pés uma boa oportunidade para abrir o activo... minuto 10, posição frontal à baliza de Figueira... a bola passou ao lado. Mas a sua tarefa fundamental era mesmo assistir.
Cruzou, cruzou e cruzou... mas estava escrito... na primeira parte havia de ser 0-0.

Do outro lado, os 'capões' montaram um esquema marcadamente defensivo, e perigo só mesmo em contra-ataque.
Mas se duas ou três situações preocupantes criaram, já foi muito... Bruno Conceição não teve de trabalhar muitas vezes.
Foi com nulo no marcador que se atingiu o intervalo e foi com nulo que se chegou quase ao fim do encontro. Pelo meio fica uma segunda parte em que foi tudo nosso. O Freamunde encostou todo aos últimos 20 metros e nem um único contra-ataque.
A equipa do Varzim estava completamente espalhada no campo e o massacre era constante e absoluto. Mas faltavam os golos!
O jogo caminhava do meio para o fim e já eu a pensar que esta seria mais uma crónica em que teria que dizer que o Varzim jogou muito mais, mas simplesmente não conseguiu rebentar com o autocarro que o adversário pôs à frente da baliza.
Até que entra Yazalde. O jogo ficou eléctrico!
O jovem avançado, chamado ao último estágio da selecção sub 19, foi decisivo na construção do triunfo.
Deu um ar da sua graça assim que entrou... ao ir à linha, pelo lado esquerdo, e a cruzar para Roberto que errou o tempo de salto e falhou o golpe de cabeça que poderia abrir o marcador.
O Freamunde podia considerar-se avisado. O golo estava por minutos.
E assim foi: aos 80, Yazalde esgueirou-se até à linha de fundo, assistiu Roberto que, de cabeça, enviou (mais em jeito do que em força) a bola lá para dentro. Um golo com responsabilidades para o guardião do Freamunde que se fez ao lance tarde de mais.
O ESTÁDIO EXPLODIU DE ALEGRIA!!!
Foi um orgulho enorme ver um miúdo da casa a sacar um lance de génio daqueles e a assistir um companheiro para o tão merecido golo.
Foi a primeira pedrada no autocarro do Freamunde. E isso teve consequências imediatas: os visitantes acusaram o nervosismo da desvantagem e abriram o jogo para correrem atrás do prejuízo.

Resultado? Levaram que contar outra vez. Cinco minutos depois do primeiro golo, Emanuel recebe a bola à entrada da área, descaído sobre a direita, e chama Figueira para fora dos postes. O #7 varzinista viu Chico isolado, em posição regular e sem oposição dos centrais do Freamunde, isolou o #25 que de baliza aberta só teve que encostar para o 2-0 final.
Questão arrumada e sem contestações. A superioridade varzinista mereceu este brilhante desfecho.
Três últimas notas: uma negativa, para a lesão de Marco Cláudio aos 40 minutos... o que forçou Diamantino a mexer na equipa... desconhece-se a gravidade da lesão, mas deverá haver novidades nas próximas horas. As notas positivas vão, em primeiro lugar, para a afluência de adeptos ao estádio: com toda a margem de erro a que estamos sujeitos neste tipo de contabilidades, confirmamos as nossas previsões e atiramos para os 2000 espectadores, 150 dos quais viajaram de Freamunde.
A última nota, e a mais positiva de todas (e porque não é demais repeti-lo) a exibição de luxo de Yazalde (na foto). Bastaram-lhe cerca de 15 minutos para ser o melhor em campo.
-
fotos: Varzim SC (Rui Carvalho) e Direitos Reservados
-

22 comentários:

Anónimo disse...

Sempre disse que este puto ia longe , eu que o acompanho desde as camadas jovens não me suprende nada o jogo que ele fez sobre o freamunde pelo contrario axo que o diamantino já o devia ter metido à mais tempo, grande yazalde parabens.
Já agora queria tb deixar outro comentario que axo interessante como é possivel o Diamantino deixar um jogador como o Emanuel no banco?
E por fim tenho orgulho em ser varzinista dá gosto ver na bancada este ano todos os varzinistas puxarem para o mesmo lado.
VIVA O NOSSO VARZIM.

revolta dos capoes disse...

Bom dia!

150 adeptos? Penso que não, e 2000 é exagerado! É caso pra dizer nem 8 nem 80.
Ficamos à espera de vos ver em Freamunde em numero superior!
De facto podemos não ter tanto dinheiro como vocês, e daí termos uma equipa mais modesta, que ao logo de 80 minutos não se verificou. O maior poder da vossa equipa apenas se verificou nos últimos 10 minutos, e em muito contribuir a falta sobre Marcão, defensor Freamundense que foi barbaramente agredido, saindo lesionado, perante o olhar cúmplice do senhor Jorge Sousa, que da pouca vergonha que tem, apenas assinalou falta.
Apesar da derrota mostramos mais futebol que vocês, que apenas souberam tirar partido de um banco mais recheado nos últimos minutos.

Por fim, deixo este elogio, é bom ver um clube matriarcal, de facto na povoa quem mandam são elas, e isto é bonito de ver.

Parabéns à Brigata Azuri!
E prá Brigata Auri-Negra, da próxima vez compareçam ao jogo!

Um abraço e boa sorte

Anónimo disse...

Hahaha mais um parolo ressabiado! Adeus e volte sempre à Póvoa de Varzim!

#CEFAS# disse...

Foi uma boa vitória e é a prova que não se pode desmoralizar à mínima derrota...o campeonato é longo e o importante é andar lá em cima...

O adepto do freamunde que comenta não conhece bem a realidade do Varzim.. As diferenças não são assim tão grandes como é habitual nesta 2ªliga.. as soluções que o Varzim tem no plantel são bons jogadores é verdade mas também são jovens portugueses (alguns da nossa formação)a quem dão a oportunidade de jogar em Portugal ao mais alto nível.. casos de ukra,candeias, yazalde, brunoM, brunoC, pedrinho, tito,pedro santos etc.. e o Freamunde será que consegue fazer o mesmo?

Agora concordo com esse adepto quando diz nem 8 nem 80.. Não concordo quando dizes que o Freamunde é "muito limitado".. Fez o seu jogo mais de contenção..é normal e não jogou pior que o Vizela há 15 dias... Daí a "mostrar mais futebol que o Varzim" é preciso estar muito distraído...

Mas essa coisa de discutir os espectadores é triste.. É verdade que o Varzim tem as melhores assistências da II liga..ainda bem.. mas só quem é varzinista há 2dias é que pode ficar satisfeito com números á volta das 1500 pessoas.. não é só o Varzim mas mt coisa vai mal no futebol em Portugal.. nem o derby da capital teve casa cheia,vejam lá...

revolta dos capoes disse...

''será que consegue fazer o mesmo?''

É normal que saibam pouco sobre o Freamunde, mas posso ajudar.

Brandão, Coelho, Rui Costa, Luís Pedro....

Também valorizo muito equipas como as nossas que dão oportunidade aos 'miúdos' das nossas escolas.

Não sei quem esteve mais distraído. Mas nestes casos é normal que cada um de nós valorize mais as jogadas de perigo dos seus clubes. Será que não viram que os dois golos foram feitos em contra-ataque, estavam distraídos...
Devem-se contar pelos dedos as equipas que têm a atitude do Freamunde frente ao Varzim na Povoa.
Tomara que a contenção que o SCF teve na povoa fosse a contenção que outros têm em nossa casa... Esperem pelo Beira-Mar e depois falamos...

Quanto aos adeptos, para uma cidade como a nossa, levar o numero de adeptos que levamos é de louvar, ao contrario de outros clubes, como o nosso vizinho que leva 4 ou 5 adeptos fora. Prova disso foi em Belem este domingo, até se ouviam os passarinhos. Apenas falei do numero de adeptos porque não gostei do comentário triste que foi feito. Se todos os clubes levassem tantos adeptos como nós, não seríamos obrigados a ver estádios vazios.
Tomara que todos aqueles que nos visitam, trouxessem tanto adeptos como nós levamos fora...

Obrigado pela recepção!!!

Serão muito bem recebidos em Freamunde, somos um povo muito acolhedor, e sabemos aceitar os resultados, ao contrario de alguns parolos!

Um abraço Cefas!

É varzim, é varzim...
gandas peixeiras....

Anónimo disse...

Sinceramente achei um pouco exagerado a forma em que a crônica criticou as atuações do Roberto e do Chico. É importante lembrar,
que dos 10 golos marcados pela equipa, 9 são da dupla.
Parabéns ao jovem Yazalde pelos seus 15 minutos, e também a dupla que mais uma vez provou ser a melhor da liga de honra!!!

Anónimo disse...

Ainda bem que no Varzim as mulheres vêm à bola e se destacam no apoio ao clube, é sinal que são uma parte activa da comunidade e é sinal também de que na Póvoa não se trata as mulheres como meras donas de casa que não saem à rua, que é o que costuma acontecer em certas freguesias e vilórias de parolos cujos clubes de vez em quando visitam a Póvoa.

Em seguida, comparar nomes de jovens desconhecidos do Freamunde com o de jovens do Varzim que vão a selecções nacionais é completamente descabido.

Depois, chamar peixeiras (no mau sentido) às apoiantes do Varzim é ridículo, porque quem fez peixeirada e da grossa, dando mostras de muito má educação, foi uma amostra de claque quase desconhecida no panorama ultra português, que viajou de Freamunde. Eram umas dezenas? Sim, mas isso é natural: quando um clube de uma terreola perdida no mapa onde não há nada para fazer atinge um patamar mais alto do futebol, é natural que os jovens da terra encontrem numa claque uma forma de não passarem os domingos à tarde a olhar para as moscas.

Finalmente, a Brigata Alvi-Negra aparece sempre. Podem não se muitos, mas já aparecem há 11 ANOS. Na Póvoa há muito mais que fazer do que ir ao futebol, ao contrário de certas terreolas, por isso é difícil captar jovens para uma claque. Mas a Brigata existe há 11 anos, coisa que muitas claques de clubezecos parolos não se podem gabar.

Por isso, o capado revoltado que fale daquilo que quiser, que se zangue com o cronista à sua vontade, mas que respeite os adeptos do Varzim e as mulheres da Póvoa e que não tente comparar o que não é comparável

Preto No Branco disse...

Caro anónimo das 3:49, saudamos a sua visita e agradecemos o seu comentário. Aquilo que diz ser uma crítica ao Chico e ao Roberto não é uma crítica. É uma constatação. Na segunda parte a coisa foi diferente. E indesmentivelmente, eles são a dupla maravilha. Não fossem os nossos dois pontas de lança e não teríamos 10 golos marcados por esta altura... nem para lá! Um abraço e volte sempre.

#CEFAS# disse...

Para o capão revoltado..

Se não sabes quem estava realmente distraído então lê as crónicas sobre o jogo de outros blogues do Freamunde..como o da claque por exemplo..

Depois para Poveiros e Caxineiros chamar peixeiras,pescadores, sardinheiros..etc nunca foi problema.. é mesmo assim.. é a nossa vida e a nossa História...
A verdade é que o Clube dos pescadores e das peixeiras já pisou os maiores palcos do futebol nacional e já defrontou as melhores equipas portuguesas de todos os tempos: Benfica de Eusébio,o Sporting de Manuel Fernandes, Porto de Pedroto...etc E se te servir de consolação fica a saber que essas grandes equipas costumavam na altura passar um mau bocado na Póvoa..

Com todo o respeito, jogar no Varzim não é a mesma coisa que jogar no Freamunde... Por isso faz-te à vida e continua a apoiar o teu clube.Melhores dias virão..

#Ala-Arriba Varzim!#

PS: Em relação às assistências referia-me ao post.As nossas assistências são razoáveis mas os estádios portugueses já viram melhores dias..e o nosso também..
Não nos podemos conformar.

Anónimo disse...

È com pena que vejo em alguns adeptos uma certa arrogância e angústia por tempos passados!

Quanto ao que dizem outros blogues cá do burgo, cada qual tem sua opinião, e a Brigata Azuri não é dona da verdade, nem eu e nem tu.

O caso das peixeiras, quando me referi a elas foi com admiração e nunca com desprezo e arrogância, como leio em alguns comentários vossos. Aliás peixeiras no mau sentido foi referido por alguem da povoa, e não por mim. Eu citei com humor e admiração:

é varzim, é varzim
gandas peixeiras

... é pena existirem pessoas que andam no futebol para ver mal em tudo, pensando que são superiores e que podem menosprezar os outros com leveza, e chegando a renegar as suas tradições, que tal como dizes, peixeiros nunca foi problema, tal como capões nunca foi problema para nós, e não vemos mal nisso. É pena existir pessoas assim...

11 anos de claque... parece que para o ano vão ter mais um adepto, pelo que se vê é um adepto por ano...

Quanto à constante minoração da nossa terra e dos nossos hábitos, digo apenas uma coisa, estamos no ano 2007, o nível de vida nas pequenas cidades é superior ao nível de vida nas grandes urbes, existem meios de transportes que nos levam para todo lado em pouco tempo, e meios de comunicação como este permitem trabalhar numa sossegada cidade portuguesa sem ter que aturar o stress das grandes cidades... Parolos? Quem nós? Acho que devem estar distraídos...


Um abraço aos meus amigos poveiros, pró ano a jantarada é cá!

Anónimo disse...

O antunes, andré leão, bosingwa, etc

e daqui a uns tempos luis pedro

eles tambem vão à seleção...

Anónimo disse...

e o Regadas também...

Anónimo disse...

e o Diamantino também...

que à uma semana foi crucificado, depois de perder com o grandioso desportivo, e agora é o maior, clubezinho de treta!

Força Aves

Anónimo disse...

ó moço das avestruzes queres falar de treinadores é? arranjai um treinador e depois sim podemos discutir... enquanto tiveres lá um preparador físico a mandar na equipa não ides longe.. e é pena porque tendes uma boa equipa..

Anónimo disse...

Ao senhor de freamunde... Ainda no ano passado estavam na 2ª B e já se querem por em bicos de pés. Calma! A tua localidade pode ter muita qualidade de vida e ser muito acolhedora, mas se fores ver as estatisticas a nossa está nos primeiros lugares do país. Quanto a comparares o Varzim ao Freamunde é como comparar um dos três grandes do futebol Português ao Varzim. O Varzim tem muito mais adeptos e sócios que o Freamunde. No ano em que o Varzim subiu da 2ª B para a liga de honra também havia esse entusiasmo. Parece que queres dizer os vossos adeptos sao mais fieis que os do Varzim. Só pode ser pra rir. Mas digo-te uma coisa. Se as tais peixeiras ganhassem o que ganham os vossos empresários (moveis e contrafacção) novos ricos com empresas de vão de escada, o Varzim superava muitos clubes a nivel de apoio em jogos fora de casa.

Anónimo disse...

eu nunca disse que éramos mais ou menos fieis que vocês. não digas coisas que não disse, isso é falta de educação e é estupido.
apenas lamentei a critica exagerada que nos fizeram, ao dizerem que éramos 150 e não 2000, e tive o cuidado de referir que nem 8 nem oitenta.
a arrogância é muito e a falta de educação também.
antes de comentar de formar errada e abusiva, lê o que escrevi...
nunca comparei os dois clubes, e até frisei que tínhamos uma equipa modesta comparada com a vossa, mas que no jogo mostramos uma boa atitude, atitude essa que não é mostrada por muita gente que por aí passa. só não percebe quem não quer .

...e quando tentares responder a comentário meus, não o faças, poupa-me de barbaridades como essa das peixeiras que admiro, mas ao que parece és tu que tens vergonha delas. mas eu admiro a força que elas têm e são de facto elas que puxam pelos vossos jogadores. mas se quiseres continua a ver a vergonha que tens nelas em mim, continua, mas atenção eu n penso como tu...

por fim, a acusão fácil,sobre os empresários da capital do móvel, e numa parte tens razão, há muito dinheiros nestes senhores, mas é investido num clube vizinho que vive na superliga injustamente e que deixa de fora outras equipa que talvez merecessem mais, apesar de ter alguns, e digo alguns, adeptos que em nada elevam o espírito dos seus clubes...


Um abraço

Anónimo disse...

Caro Black & White, quanto ao meu comentario perante sua crônica, talvez tenha havido má interpretação da minha parte, pois não vi o jogo porque moro no Brasil. Talvez o sangue tb tenha falado mais alto, porque além de ser fã do Roberto tb sou o Anderson Calmon Felix(irmão dele). Um grande abraço.
Varzim, Varzim!!

Preto No Branco disse...

Ah... já percebi. Está perdoado.
Um abraço e não se preocupe... o Roberto tem, garantidamente, o carinho dos adeptos.
Neste blog também obviamente.

Anónimo disse...

eh pah tanta fita por causa do numero de adeptos e das peixeiras e do raio que o parta. dp ainda vêeem as aves gripadas treinadas pelo Ze 'falhado' Gomes meter veneno. N há paciencia.
Ala arriba Varzim somos superiores a isso tudo

Anónimo disse...

EHHHHHHH LAHH... isto animou :)

Anónimo disse...

Opah estas pessoas, é o diz que não diz!
Não percebo nada, agora dizerem que Freamunde é uma terriola, por amor de Deus, ah e eu prefiro viver numa terriola onde tem um clube que sigo por amor por toda a parte, do que viver numa grande cidade como a póvoa (pelo menos é o que dizem lá os poveiros) onde existem 10000 ou 20000 pessoas e só comparecem 2000 mil ao estádio, depois ainda há gente a dizer que o varzim tem pouca gente porque a póvoa nao é uma terriola como Freamunde (citado pelos poveiros) e que á mais que fazer! Agora pergunto isso não é falta de amor pelo clube? são opiniões! Ah o Freamunde tem pouca história em termos de vencer, mas estamos sempre a tempo e o não sabemos o que e' que o futuro nos reserva!
Sr. poveiros não vivam do passado, estamos no presente e vós varzim estais na mesma divisao que o Freamunde pah! Uma ultima nota, para os poveiros que perguntam se o Freamunde consegue fazer melhor que o Varzim em camadas jovens, eu nao vou responder apenas vou deixar nomes: Antunes (Roma); Andre Leão (Cluj); Bosingwa (passou pelo Freamunde 2 anos - Porto); Pedro Barbosa ( ex. profissional no Sporting); Celso (Penafiel); Sr. Ernesto Taipa ( um Homem pelo qual nutro bastante respeito e jogou pelo Porto nos anos 60) agora pergunto querem mais nomes? ah e ainda falta falar os que jogam no Freamunde: bock, coelho, rui costa, brandão, Luis Pedro, Filipe Pastel(zidane :D)

espero que chegue mas se quiserem apresento mais nomes...

P.S: peço desculpa se me esqueci de algum nome mas é que eles são tantos que uma pessoa até perde a conta...

e à Brigata auri-negra, um concelho, o que é que interessa existirem á 11 anos se nem 20 elementos tem em casa...

Abraços aos verdadeiros

AMO-TE FREAMUNDE

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado