segunda-feira, setembro 01, 2008

Xeque mate

-
Liga Vitalis - 2.ª jornada
-

----------

2---------------------------0
-
-
Foi pedido aos jogadores que esta semana fizessem esquecer (e eles próprios deitassem para trás das costas) a apática prestação da primeira ronda do campeonato em Portimão.

Pois, num jogo extremamente bem disputado e competitivo, a equipa correspondeu ao nível das melhores expectativas dos varzinistas.

Ante um Boavista que atravessa uma crise profunda - mas que nem por isso deixou de ser um digno adversário - os poveiros mostraram desde o primeiro momento ao que vinham e dominaram por completo as operações. Para tal, muito contribuiu a coesão do colectivo às ordens de Rui Dias.
Começo por Marco Cláudio: o maestro teve uma manhã inspiradíssima. A ele coube a função de cérebro operacional da manobra alvi-negra. Ajudou, de alguma maneira, a dissolver uma das grandes dificuldades desta equipa do Varzim: as transições defesa-ataque. O #10 (na camisola e na verdadeira acepção da palavra) pôs o ataque a mexer - e de que maneira - e dos pés dele saíram assistências primorosas para os seus companheiros... além de uma oportunidade para pôr o score a mexer... já o Varzim ganhava por 1-0.
Depois, Emanuel: foi um dos mais trabalhadores e raçudos em campo. Ao lado de Tito - também ele um dos melhores - construiu um meio campo hiper-reforçado que impediu o Boavista de avançar com perigo rumo às redes alvi-negras.
E atrás, um quarteto de luxo. Diria mesmo, o mais indicado para um jogo com estas características. Tiago Costa convenceu-me no lado direito da defesa; Pedro Santos e Nuno Gomes funcionaram 'como um relógio' no eixo central da defesa (embora me fique a ideia de que são dois homens que, apesar de muito ágeis em dupla, são de baixa estatura... o que não servirá certamente para todos os embates. Seja como for, Nuno Gomes esteve em grande. A ele competiu quebrar o gelo, ao aproveitar com um cabeceamento de excelencia ao primeiro poste, um canto apontado com conta e peso por Telmo... o lateral esquerdo que rubricou uma exibição ao melhor nível.
Na frente, Miran - não é nenhum fora de série - teve uma actuação dentro dos limites do razoável: a título de exemplo, a melhor oportunidade que teve para marcar (já na segunda parte) encontrou pela frente o poste da baliza axadrezada e uma defesa incompleta de Sérgio Leite que Yazalde aproveitou para disparar a matar para o segundo golo. Uma palavra ainda para Matos... não se lhe viu propriamente nenhuma defesa muito difícil... até teve alguma felicidade por das ou três vezes, tantas quantas o Boavista incomodou com verdadeiro perigo o último reduto alvi-negro.
Em suma, perante um adversário que (apesar do mau momento que atravessa) se mostrou disposto a lutar pelos três pontos, venceu um Varzim mais merecedor deste triunfo, mais equipa do que em Portimão... mais competitivo e talvez com uma motivação acrescida - assim esperamos - para outras batalhas difíceis.
A procissão vai no adro... é um facto... mas todas as vitórias são importantes... principalmente quando têm um papel decisivo para o bem estar psicológico da equipa e dos adeptos.
E nesse sentido, esta vitória sobre o Boavista deu cá um jeitaço!...
-
Ultras Varzim... silenciados pela Polícia
-
Foi a primeira vez que vi a actuação desta nova claque de jovens que apoia o Varzim... e confesso que fiquei um pouco desiludido com o poder mobilizador do grupo... mas mais ainda pela forma como foram tratados pelas autoridades.
Não mais do que 20 miúdos - deviam ser muitos mais - cheios de boa vontade, que cantaram o mais que puderam sempre que a garganta permitiu, que tentaram interagir com o público da bancada norte... mas que acabaram inexplicavelmente silenciados por um agente da PSP que lhes retirou o megafone.
Do outro lado, os Panteras Negras - claque de apoio ao Boavista - levaram bandeiras, varapaus, tambores, megafones e outras coisas que tais. E a PSP entrou na superior descoberta para lhes retirar o material? Tá quieto!
Se se preocupassem um pouco mais em conter o que verdadeiramente provoca sentimentos de insegurança a quem se desloca aos estádios (e não com meia dúzia de putos que a única coisa que querem é apoiar o seu clube)... aí sim estariam a cumprir o seu papel!
E já agora, dois sugestões importantes para este novo grupo de apoio ao Varzim: sejam benvindos, mas por favor, durem e apoiem incondicionalmente... de preferência com cachecóis, camisolas ou outros adereços. Porque ser-se Ultra Varzim e estar a cantar meia dúzia de coisas engraçadas no estádio sem um único elemento identificativo do clube é assim qualquer coisa de insípido.
-

11 comentários:

Anónimo disse...

A claque do Boavista pode levar tudo que quiser para os estádios, desde que dentro da lei, porque são uma claque organizada e que está legalizada, o que é obrigatório desde o inicio da época anterior, se não estou em erro...
Quanto à nova claque do Varzim, duvido que esteja legalizada, se é que existe realmente enquanto claque.
Hoje em dia não basta um grupo de pessoas juntarem-se e irem para um estádio gritar.
Mas como varzinista ficava muito feliz se esta claque fosse para a frente mas acho que não vai ser fácil para um grupo de miudos ultrapassarem estas barreiras legais.

Quanto ao jogo fiquei bastante contente com a exibição atendendo a altura da época em que estamos. É claro que há várias coisas a melhorar mas acho que se equpa continuar assim está num bom caminho...

Anónimo disse...

Concordo com o comentario feito sobre o jogo do BLACK WHITE.
Agora deixem me dizer lhes isto:
Não é fácil ver resultados no nosso VARZIM se o sr.RUI DIAS não inventar na Equipa?
Não me levem A mal porque sou um treinador como muitos de bancada mas por muito que o Alexandre me mereça respeito axo que já deu o que tinha que dar,gostei muito do pedro santos além de axar o neto um concorrente de peso,agora como foi dito varias vezes neste blog o nosso meio campo é realmente o nosso sector mais forte sem duvida com Tito,Emanuel,Marco claudio,e axei uma agradavel supresa o Nelsinho,e á frente já vejo o miudo yazalde a combinar melhor cm o miran e gostei tambem do miudo do sporting marco matias muito interessante.
Resumindo axo que temos todas as condicções para fazer um campeonato fantastico se não acontecer as mesmas situações das épocas passadas sinceramente gostei mesmo do nosso varzim pela primeira vez que fui ver até me soube melhor o almoço.

VIVA O NOSSO VARZIM.

Anónimo disse...

Concordo com tudo isso q foi dito anteriormente, agora como vos disse no comentario do jogo passado, o varzim ia ganhar ao boavista e todos ja vao dizer q o rui dias é bestial...mas nao...a equipa com ele nao consegue andar sempre nos 4/5 da frente o q é uma pena...pq esta equipa...e agora mais com mendonça é para lutar para subir!! Mas o tempo, e mais 1 ou 2 semanas, ida a aves e recepção ao olhanense e ja vemos o q se pode esperar deste treinador á frente da equipa!!

Anónimo disse...

Foi o início do fim do Rui Dias....

Fez o que tinha que fazer,... colocou o Alexandre no banco.

Mas...

Isso vai custar-lhe o lugar.

bye....bye....bye.

juvenal disse...

Grande vitoria do varzim. Já não me lembrava de ver o varzim jogar tãp bem. E não vale a pena vir dizer k o boavista ta com problemas, bla bla bla. Nelsinho para mim grande contratação, faz rodar akele meio campo mt bem e é excelente a recuperar bolas. Tão bem se tem falado aki do marco claudio, desculpem mas não concordo. Segura muito bem a bola e tem uns pezinhos magicos, mas atrasa mt o jogo e por ser mt individualista perde muitas bolas, se fosse mais pratico seria mais util, pode ser k com a chegada do mendonça melhore. O golo de cabeça k falhou de baliza aberta, dele, no ano passado vi prai uns 10 fotocopiados, enfim acontece.O Miran para mim ao nivel do Roberto só k ainda mais movel, o k é ideal para jogar em 4x4x2. O marco matias parece me muito verde ainda, penso k a liga intercalar dará mais minutos a este jovem do sporting. Qt ao grande Alexandre para mim no ano passado fez das melhores épocas k lhe vi, mas o seu lugar neste varzim não é certamente a titular.
Para finalizar penso k se os ordenados em atraso não voltarem podemos bem andar lá em cima.
Para finalizar, o treinador Rui Dias é um treinador com uma filosofia mt dificil de entender, tais como as suas declarações a radio no final dos jogos, mas já provou k se não inventar pode até conseguir alguma coisa neste varzim. Agora gostaria k os dirigentes do Varzim me explicassem, se kerem realmente subir nestes ultimos anos pk não vão buscar um treinador com pregaminhos, pelo menos nesta 2 liga? Nos ultimos 10 só se aproveitou o rogerio Gonçalves k da 2ª vez veio para ai contrariado. ( dinis, horacio, abilio, diamantino, luis campos, o vitoriano,)

Anónimo disse...

o luis campos e o vitoriano nao entram neste filme, mas concordo que o rui dias ainda tem que comer muita sopinha para ser um bom treinador, esperemos que aprenda rápido e que consiga subir o grande Varza

Anónimo disse...

No jornal do varzim o alfredo costa disse que não se tinha feito nada na formação...

...4 anos...

...4 anos... e... não se fez nada....

...andam a brincar às casinhas....


então os responsáveis pela formação não são o professor eduardo esteves e o alexandre?????

e....

...não fizeram nada.....


...então que se vão embora....


...andam a ganhar rios de dinheiro....



e....

...NADA...NADA...NADA...NADA...NADA...

é o alfredo costa que diz...

ele lá sabe.



ai meu Varzim.

Anónimo disse...

O projecto do Alexandre para a formação ainda vai no adro e já estás a culpar o homem? Dor do cotovelo a quanto obrigas. És um triste, ò anónimo.

Anónimo disse...

Desculpa lá, mas não é o anónimo que está a culpar o Alexandre foi o alfredo que o fez e eu também li essa entrevista. o alfredo critica não terem feito nada na formação os responsáveis são o alexandre e o prof. eduardo esteves, portanto foram eles que não fizeram nada. só andam a cmer ás custas do varzim.
e se a procissão ainda vai no adro e já passaram 4 anos, então quando eles estiverem com a idade da reforma talvez se veja alguma coisa feita.

Rua com os incompetentes.

Mas a culpa é de quem os pôs lá.

Anónimo disse...

Obrigado pelo comentário, anónimo das 8:16 PM,e ainda bem que mais pessoas estão atentas e partilham da mesma opinião. Andam lá pessoas que não acrescentam nada ao clube só estão à espera do fim do mês. Por isso é que o clube está na situação em que está. Todos a mamar e ninguém produz.

Assim não há direcção que resista.

Anónimo disse...

Ai o Alexandre é responsável pela formação há 4 anos? ÉS UM MENTIROSO, ANÓNIMO!