segunda-feira, dezembro 01, 2008

Paixão por penalties

-
10.ª jornada - Domingo, 30 Novembro, 2008

-

----------

2-------------------------1
-
-
Era um dos embates mais aguardados da décima jornada e foi decidido da marca de grande penalidade. Parece um contra senso, a avaliar pela qualidade de ambas as equipas.
No entanto, isso não retira brilhantismo à exibição de poveiros e açoreanos, que se bateram num duelo intenso, sob condições climatéricas altamente adversas - principalmente no segundo tempo, com uma chuva copiosa e constante a que se juntou um frio absolutamente indescritível.
-
-
Triste mesmo só a actuação do árbitro Bruno 'Jarra' Paixão.
Se nos lembrarmos do que se passa na Liga principal - e depois nos jogos do nosso campeonato - tenho cada vez menos dúvidas de que são eles, os árbitros, que na maior parte das vezes dão cabo de jogos que têm tudo para serem bem disputados.
Ao regressar a casa, ouvia Vítor Pereira - treinador do Santa Clara, expulso aos 86 minutos... aparentemente por ter tido uma reacção efusiva demais a uma decisão de Bruno Paixão - na conferência de imprensa, a exigir competência aos árbitros. Antes Paulo Bento tinha ido mais longe: «Metem nojo, merecem mau ambiente»... e lamento imenso ter que dizer isto, mas o treinador do Sporting tem razão.
-
-
Se esteve bem ao assinalar o penalti que deu o golo inaugural ao Varzim, parece-me que errou rotundamente ao oferecer o empate ao Santa Clara. Bruno Paixão entendeu que Alexandre deu uma joelhada nas costas de Vouho na dividida quando, na verdade, o capitão apenas colocou a mão nas costas do adversário sem sequer o empurrar.
É evidente que o teatro que o #19 encarnado fez, induziu Bruno Paixão em erro... e lá vai penalti. Já quanto ao lance que nos dá o penalti da vitória me deixa dúvidas.
-
-
O lance é rápido demais e o árbitro entende que há bola na mão... não há grandes protestos por parte dos insulares o que indica que a decisão terá sido acertada.
Fora a arbitragem, e entrando naquilo que foi o jogo, entrou muito melhor o Varzim que logo à primeira jogada podia ter posto o marcador em marcha... não fosse Nelsinho falhar quase de frente para o golo.
Foi o aperitivo para o que aconteceria 10 minutos depois: Yazalde tem uma arrancada fabulosa dentro da grande área e só com falta o gigante André Pinto travou o avançado varzinista. Penalti bem assinalado que Mendonça converteu inapelavelmente. Excelente incentivo para o experiente internacional angolano que arrancou assim para uma excelente exibição. Foi decisivo para o Varzim ter mais posse de bola, foi um quebra cabeças para os defesas açoreanos.
Do outro lado, reagiu bem o líder Santa Clara que, apesar de ter alcançado o empate... como pretendia... nunca foi mais equipa que o Varzim.
-
-
E isso foi ainda mais evidente na segunda parte, toda ela dominada pela equipa da casa.
O Varzim conseguiu ganhar mais espaços para criar perigo e anulou o Santa Clara logo à entrada do meio campo. E sentenciou a partida por Mendonça... outra vez de penalti, a punir mão de João Dias na sequência de um livre apontado à área por Nuno Rocha.
Ainda que incaracteristicamente, foi assim que o Varzim fez justiça no marcador, dando continuidade à supremacia caseira e colando-se ao comboio da frente.
A uma semana da visita ao lanterna vermelha Gondomar, os poveiros têm 17 pontos... estão a dois do líder e a apenas um do agora vice-líder Santa Clara.
-
Fotos: Varzim SC
-

Sem comentários: