quinta-feira, julho 23, 2009

Não ficámos nada atrás deste Marítimo

--
Antes de mais, um reparo: não faz sentido nenhum agendarem a apresentação aos sócios numa quarta-feira, às 19 horas. Tudo bem que é Verão, mas nem toda a gente está de férias. Como tal, isso impossibilita muitos varzinistas de comparecerem no estádio. Quer dizer: se querem fazer a apresentação num dia de semana, tudo bem... mas agendem-na para as 21 horas ou 21:30.
O ideal mesmo era fazê-lo num sábado ao final da tarde ou à noite.
A escolha deste horário para o jogo de apresentação aos sócios resultou numa audiência igual ou menor a muitas que vi ao longo do campeonato do ano passado, em jogos a pagar.
Ok, chovia 'que Deus a dava'... mas, na minha modesta opinião, isso não explica tudo.
Se se quer uma boa casa na apresentação aos sócios, tem que se criar as condições para que isso aconteça. Com horários de acordo com a disponibilidade das pessoas. Assim é que não.
Adiante! Continuo a achar que estes resultados de pré-temporada valem o que valem.
Mas a verdade é que no verdadeiro teste às suas capacidades - perante os sócios e diante de uma equipa de primeira linha - a turma poveira deixou boa impressão.
Apresentado-se em 4-3-3, com uma formação extremamente jovem da baliza aos avançados, o Varzim arrancou para uma partida que, desde cedo, exigiu bastante do físico dos jogadores (sobretudo por causa do relvado pesado) e em que o equilíbrio foi a nota dominante.
Um ligeiro ascendente dos poveiros depois dos primeiros 15 minutos, deu frutos pouco antes da meia hora: Pedro Santos cabeceou certeiro, sem marcação, na sequência de um livre batido por Telmo e o Varzim inaugurou o marcador.
-
DURO. O terreno pesado obrigou os jogadores a aplicarem-se (foto: A Bola)
-
Na resposta, o Marítimo puxou dos galões e acabou mesmo por empatar: Taka irrompeu pelo lado direito da defesa, avançou área dentro sobre a linha de fundo para servir Elias Kanu que, também de cabeça, repôs a igualdade... com a defesa do Varzim completamente out-numbered e com o guardião Jefferson sem quaisquer hipóteses de travar o lance.
O resultado estava feito mas a história do jogo ainda não estava contada.
Veio a segunda parte e só a entrada de Manu deu ânimo à equipa de Carlos Carvalhal, sobretudo no primeiro terço da etapa complementar.
Não fossem duas excelentes intervenções de Marafona (substituiu Jefferson ao intervalo) e os madeirenses poderiam mesmo ter passado para a frente.
Depois desse curto período, o Varzim voltou a tomar conta do jogo e obrigou o Marítimo a suar até ao fim para garantir o empate.
A uma semana e meia do arranque das provas oficiais, resta mais um ensaio em Ribeirão.
Este contra o Marítimo foi bom.
Mas a 2 de Agosto (Fátima x VARZIM para a Taça da Liga) é que já é a doer.
Até lá, Eduardo Esteves terá que desenhar um onze base que conjugue as potencialidades de todos os elementos do plantel.
E não deverá andar muito longe disto:
-
-

21 comentários:

Anónimo disse...

voces nao assistem aos jogos?

a equipa é essa, mas o vitor junior joga de caras na direita do ataque e o neto devera substituir pica

Preto No Branco disse...

Caro amigo, é evidente que vemos os jogos e é justamente por isso que propomos este 11. Sinceramente aprecio imenso a qualidade do Neto e até sinto que este ano, o Eduardo Esteves pode seguramente apostar nele. Mas o Pica tem outra maturidade e quilómetros nas pernas (se me faço entender). Além disso é extremamente aplicado. Quanto ao Vítor Junior, excelente mais-valia. Rápido e muito bom na preservação da posse de bola. Mas eu aprecio particularmente os jogadores tipo papa-léguas. O Mendes é supersónico. Pode dar muita dor de cabeça aos laterais adversários.

Um abraço

Anónimo disse...

Mendes no lugar do Vitor Junior ?
Nao diga isso nem a brincar por favor

Anónimo disse...

Pica no lugar de Neto ? Tem quilometros nas pernas por isso é que é muito duro de rins ... O nosso Luis é internacional é um craque o miudo ...
Nao brinquem com o futebol .

Anónimo disse...

Neste momento da época o Pica está de longe em melhor forma que o Neto. Como já disse noutra altura o Neto continua a cometer erros de épocas anteriores. Ele tem imensas potencialidades mas precisa de as potenciar para se impor na equipa.
E acho que o Vitor Junior é melhor que o Mendes...

Preto No Branco disse...

Respeito inteiramente todas as opiniões. E não discordo do comentador das 6.40 em absoluto. E estou certo que Neto no lugar de Pica e Vítor Junior em vez de Mendes são opções válidas. Este 11 não passa de uma proposta. O que necessariamente não significa que nenhum dos jogadores que não constam do nosso 11 estejam menos aptos para serem primeira escolha. O que eu julgo é que a base da equipa passa, mais coisa menos coisa, por esta equipa e por este esquema táctico.
E já agora, o que acharam da exibição da equipa frente ao Marítimo?

Um abraço

Anónimo disse...

Acho que a posse de bola que o varzim faz devia ser feita 5 metros a frente porque é uma posse defensiva e nao ofensiva seguramente e como disse o treinador estavam a criar bases defensivas e agora vao procurar soluções ofensivas ... Ja agora anonimo das 6:58 que erro neto gravissimo neto comentendo no jogo do maritimo ?

Anónimo disse...

Talvez este meu comentário fizesse mais sentido num outro qualquer blog poveiro, mais generalista e não como este, mais virado a questões técnico-tácticas, tipo Mourinho do "Fieiro" onde todos (ou quase todos) são treinadores de bancada (põe-te a pau Eduardo).
De qualquer forma o que me leva a escrever é o descrito nos 2 primeiros parágrafos deste "post" que levanta uma questão pertinente da qual estou, em parte, de acordo mas por razões totalmente distintas.
Então um Clube que está a passar por dificuldades financeiras que o impossibilitam de pagar à vários meses a atletas, técnicos, funcionários e formação (através da qual recebe milhares) dá-se ao luxo de jogar a uma hora em que há necessidade de ligar a luz artificial e com isso um substancial aumento da factura de electricidade no final do mês!?
Ainda por cima com um jogo sem receita, pois os abastados dirigentes brindaram os associados com uma borla.
São estes pequenos(?) pormenores que "ajudam" o Clube a estar na situação em que se encontra.

Anónimo disse...

Uma noticia que nada tem haver com o jogo ... Nuno Rocha assinou com o Aliados de Lordelo bom Nuno vem em paz .

Anónimo disse...

o pica só tem melhor que o neto a agressividade,mas muitas vezes exagera.lembro que o pica no ano passado foi o jogador que levou mais amarelos e que fez mais penaltis.é disto que o varzim precisa?
o neto é de longe melhor que o pica...está na selecção,já teve propostas de clubes com outro patamar etc,etc.
há que apostar nos melhores e o neto é melhor.

Anónimo disse...

Ao carissimo anonimo que acha que os socios foram "brindados com uma borla", só convem dizer que é facil de perceber que se o clube cobrasse bilhete no jogo da apresentação voce seria o primeiro a vir aqui fazer um comentario contrario ao que fez agora. Em relação ao horario.. em julho num dia sem chuva haveria luz em condiçoes normais ate as 20.30. Ou agora quando se marcam os jogos com semanas de antecedencia tambem tem que se prever o tempo? haja paciencia para socios do bota abaixo..

Anónimo disse...

e o Malafaia? assinou por quem?

Preto No Branco disse...

Ao comentador dos Mourinhos do Fieiro, respeitosos cumprimentos. Não que eu ache grande piada ao trocadilho, até porque se há espaço onde os treinadores de bancada têm razão de ser, é precisamente este. Em relação ao gasto de luz, subscrevo inteiramente o que diz o comentador das 11 da manhã de hoje. Em condições normais, teriamos luz natural praticamente até ao final do jogo. O meu ponto nos primeiros parágrafos do post não é esse. É o facto do jogo se realizar a meio da semana, com muita gente ainda a trabalhar e sem disponibilidade para sair do emprego e chegar a tempo de ver o jogo. Depois, é evidente que o mau tempo não ajudou. Mas também já estou como diz o nosso amigo mais acima: ninguém tem o dom de adivinhar o tempo. É uma questão de simples razoabilidade.

Um abraço

Anónimo disse...

Eu concordo c o 11 e c a táctica que o post sugere. So tirava o Mendes e metia o VJunior. Acho q é incomravalemente melhor.
Para o Neto acho que ainda é cedo. Mas é só a minha opinião

Suga disse...

1estadio de 8mil espactadores pra 600 pessoas. isto nao se pode xamar de Apresentaçao aos socios, isto e nada mais q 1jogo amigavel sem importancia nenhuma, a Hr foi muito mal marcada, o tempo tava mal, o relvado nem se fala, a melhr coisa q podiam fazer era adiar o jogo.

Anónimo disse...

Em relaçao ao neto e ao pica que jogue o que esteja melhor, somos varzinistas e dizemos mal dos nossos jogadores?! é assim que apoiamos o nosso clube?! o pica nao vai a selecçao porque nao tem idade para ir aos sub-21....e desde quando é que ir as selecçoes prevalece em relaçao aos outros?!
vamos ter calma e deixar os miudos crescerem...tanto o neto como o pica podem jogar nesta equipa!

Anónimo disse...

Aqueles brasileiros que vieram sao mesmo fracos e se o Lelo do maritimo vier entao minha nossa esse é fraco ... Em vez de contratarmos quatro jogadores contratavamos dois bons enfim ... Quantidade antes de Qualidade .

Anónimo disse...

Ao anonimo das 12:21 AM o seguinte :

Uma pessoa com o teu portugues carissimo e de alto nivel nao devia abordar esses temas porque ... os jogos na pre epoca ja sao marcados com algum tempo depois as pessoas nao sabem quando vai chover ou quando faz sol segundo o futebol foi feito e é feito por mourinhos do fieiro esses sim sao craques ... Cristiano Ronaldo , Adriano , Ronaldo etc ... Graças adeus que existem muitos mourinhos do fieiro na formaçao se nao este clube tinha ficado como tu ROTO .

Anónimo disse...

Malafaia assinou com o Racing Ferrol um clube espanhol

Abraço

Anónimo disse...

Obrigado ai pela informação do malafaia!


foi impressão minha ou o Andrezinho passou ao lado do jogo de quarta feira?

e o 17? era o mendes? que finta quase a acabar o jogo! :D

Anónimo disse...

Só agora tive oportunidade de vir cá e ao ver as reacções ao meu comentário questionei-me se valeria a pena responder ou não.
Meus amigos, com bom ou mau tempo um jogo que termina às 20H45 a iluminação tem sempre que ser ligada e basta isso para que a factura aumente substancialmente.
Mas isto não é só de agora, basta voltar com a bobine um pouco atrás, ou seja à época transacta, e verificarem que era uso corrente desta Direcção, marcar jogos para as 16 horas obrigando com isso a que, pelo menos a 2.ª parte, fosse jogada com a luz ligada quando a, quase, totalidade dos restantes encontros da jornada eram realizados às 15 horas.
Pergunto, seria impossível fazer-se a apresentação na tarde de um sábado?
Era, pelo menos, uma atitude coerente para quem está endividado e um sinal aos credores que o Clube não esbanja o que não tem.
As dívidas já têm bastante tempo, mais que o necessário para marcação destes jogos em que não se pode prever o tempo.
Por fim Sr. Administrador do blogue as minhas desculpas pela brincadeira (foi somente essa a intenção) do Mourinho do Fieiro, sendo o seu comentário o mais cordial. Pedido de desculpa extensivo aos “Roto” e “bota-abaixo”.