segunda-feira, dezembro 28, 2009

A família precisa de bom senso e união

-
(ACT às 19:10) Terminou há pouco mais de uma hora o prazo para a apresentação das listas de candidatos às eleições que estavam marcadas para 9 de Janeiro. Como se esperava, ninguém se apresentou a votos.
Alexandre (a única pessoa que se mostrou disponível para assumir os destinos do Varzim) falhou o objectivo, depois de coleccionar sucessivas negas. Primeiro a de Virgílio Constantino, convidado para ser o rosto da liderança, depois das críticas ferozes que dirigiu a Lopes de Castro; depois a de Miguel Sousa Neves que deu o dito pelo não dito para presidir a Assembleia Geral.
-
-
E, nesse sentido, abrem-se dois cenários para o futuro directivo do nosso clube: ou Lopes de Castro cumpre a promessa de apresentar uma lista (por não aparecer mais ninguém) ou voltamos aos tempos das Comissões Administrativas. Em qualquer destas circunstâncias, julgo que seria inteligente da parte de quem venha a assumir as mais altas responsabilidades dentro do Varzim aproveitar o contributo e o conhecimento do Alexandre para que possa assumir a gestão do futebol profissional do Varzim.
Mas voltando ao futuro desenho directivo do Varzim, parece que a Comissão Administrativa é mesmo o cenário mais provável. Digo-vos, desde já, que não me agrada. Para mim, uma Comissão Administrativa é uma espécie de vazio e, no caso do nosso Varzim, isso é grave porque as sérias dificuldades que enfrentamos requerem solidez dos corpos dirigentes, firmeza nas decisões, prioridades no ataque à nossa crise financeira mas, também, de auto-estima. A sucessão de episódios recentes vêem confirmar as evidências: como se já não nos bastasse a crise dos salários em atraso (responsável directa pela falta de brilhantismo do nosso desempenho desportivo), o temporal mandou parte da cobertura da nossa bancada central pelos ares.
E agora? Bem, agora é preciso arranjar o estrago. E porque os cofres do Varzim não chegam nem para 'pôr a cantar um cego', Lopes de Castro tomou a única atitude que podia tomar. Pediu ajuda à Câmara da Póvoa e Macedo Vieira não recusou. Um gesto bonito, provavelmente impulsionado pelo espírito de festa... pelo 94.º aniversário do Varzim e pelo espírito fraternal e generoso da quadra que vivemos por estes dias.
-
-
Apesar de não ter estado presente na cerimónia, li pelos jornais o essencial dos discursos e, fazendo fé na imprensa, falou-se muito de união da família varzinista, foi evidente uma postura optimista (espero que responsável) face à resolução atempada dos problemas mais graves que afectam o Varzim. Foi até tempo de fazer as pazes até com aqueles que tentaram vetar nos tribunais o projecto do novo estádio, a 'Obra do Regime' Castro que (espero eu e todos nós) terá conhecido o seu último episódio - antes do arranque das obras - com a formalização da compra dos terrenos onde vai ser erguida a nova estrutura. As fotografias documentam-no: Américo Graça, sócio n.º 1 do Varzim, foi o primeiro a receber o título de propriedade simbólico dos terrenos. Não sei se terá sido da hora matinal, mas a sua expressão facial não indicia grande satisfação. Talvez tenha sido a elegante bofetada de luva branca que Lopes de Castro deu aos ferozes opositores do projecto 'Varzim Estádio'.
-
-
Mas voltando aos recortes da imprensa e aos discursos de Lopes de Castro, José Maria Reina e Macedo Vieira (todos eles apelaram à união dos varzinistas), li tudo isso e confesso que fiquei contente, por um lado, mas muito apreensivo por outro. Sobretudo porque, através do que li, fiquei sem saber se, afinal, a Câmara da Póvoa (Dr. Macedo Vieira, melhor dito) e a direcção do Varzim (personificada por José Manuel Lopes de Castro) enterraram definitivamente o 'Machado de Guerra' - que em tantas situações foi apontado em riste de parte a parte - ou se todos estes discursos com sabor a rabanada e Bolo Rei são apenas circunstanciais.
Meus amigos, a situação do Varzim é grave. Tão grave que já não é possível paliá-la com falinhas mansas e tretas de ocasião. Mas também não se resolve com certa arruaça que uns quantos tribunos insistem em alimentar. Infelizmente, esses dejectos blogosféricos mancham de vergonha o empenho dos que, todos os dias, dão o seu tempo para que os varzinistas possam partilhar espaços abertos de discussão construtiva. Mas não nos fazem desistir!
A finalizar, faço votos para que 2010 seja o ano em que todos percebam que o Varzim precisa da Póvoa toda... sociedade civil, dirigentes políticos, dirigentes desportivos cientes daquilo que é melhor para o futuro do clube, empresários locais comprometidos na ajuda financeira que se impõe.
É profundamente errada a ideia de que o Varzim é apenas o futebol sénior... esse sorvedouro de dinheiro, muitos dirão... um poço sem fundo, advogarão outros que tais.
Não! O Varzim é todo um sector de formação que movimenta centenas de miudos, das escolinhas aos juniores, que gostam de jogar à bola... é uma secção de Karaté que tem alcançado sucessos desportivos que a todos nos orgulham... e será, no futuro uma equipa de futebol de praia (não faria sentido que a Póvoa fosse uma cidade de vocação balnear sem, ao menos, ter uma equipa de futebol de praia).
A função social do Varzim é enorme. Os ganhos para a Póvoa são incalculáveis, daí que a cidade precise de um clube forte, de um clube vivo. Um velhinho, quase centenário, mas que quer ter (e estou certo que vai ter) um futuro mais risonho que o presente.
E nós cá estaremos para festejar!
-

34 comentários:

Anónimo disse...

Não há lista no Varzim. Ninguém apresentou dentro do prazo (até às 18h) de hoje (2ªf) qualquer lista. Mais uma vez na Póvoa, fala-se...fala-se e nada. É como o Pai Natal. Mais um problema para resolver. Onde estão as elites como disse no dia 25 de Dezembro Macedo Vieira? Mas vou mais longe. Onde estão os criticos de Lidio Marques, Luis Oliveira, Lopes de Castro e outros tantos ... tantos...

Anónimo disse...

É oficial:

Terminou, às 18 horas de hoje, o prazo para apresentação das listas de candidatura às eleições dos Corpos Gerentes do Varzim SC para o triénio 2010/2012, agendadas para o próximo dia 9 de Janeiro, não tendo sido entregues nos Serviços Administrativos do clube qualquer documento para o efeito...

Neste sentido e de acordo com o artigo 5º. do Regulamento Eleitoral do Varzim SC, em caso de inexistência de candidaturas, compete ao Conselho Varzinista reunir-se e encontrar uma solução no prazo mais curto possível.

site do Varzim

ESTAMOS ENTREGUES AOS BICHOS

Anónimo disse...

Hoje o senhor Presidente estava de boina à porta do Estádio as 7 da noite!

devia estar a pensar, tanta gente fala, critica, humilha, move campanhas negras, odio e tudo mais. Mas só no café, ou aqui nos blog´s chats e coisas similares! Tanto homem que hoje meteu a violinha ao saquinho!

Anónimo disse...

Discordo do parágrafo final do amigo comentador das 8:50 PM.
Então é da opinião de que aqueles que realmente têm o dever de assumir os destinos do Clube ou, pelo menos, agora empenharem-se para encontrar uma solução CREDÍVEL, frequentam os blogues? Bem, a coberto do anonimato (mea culpa), tudo é possível, mas não creio.
O que é necessário, na minha humilde opinião, é que esses tais ilustres varzinistas encontrem alternativa à porcaria desta Direcção e que o actual Presidente aproveite a boina e vá à pesca dos "gambozinos".
Amigos, existe (têm que existir) na sociedade poveira, varzinistas, empresários bem sucedidos, que "bem faladinhos" nesta hora difícil, jurava que não renunciavam o convite de tirar o Clube da situação em que se encontra. Receiam, certamente, que se derem o 1.º passo, poderão acusados de quererem protagonismo.
Vejam o caso do Setúbal que, neste período difícil, viu assumir o seu comando, o sucedido empresário Fernando Oliveira, grande "Vitoriano", assim como "ex" grande atleta do nosso Varzim.
São deste tipo de figuras que precisámos.

Anónimo disse...

Realmente, é por comentários destes que o Varzim está dividido. Nao ouviram o vosson grande amigo macedo vieira dizer que "ai ai ai, ai ai ai, falam muito mas na hora da verdade ninguem aparece. Entao pergunto, porque os senhores pedro nunes, oscar gomes, oscar nuno e outros genios dos blogs nao se assumiram e formaram uma equipa para o varzim?
é treta nao é?
já agora, no tempo em que o gatuno do oliveira delapidou o clube (sabem quanto ganhava o lemos ppor mes? pois, 15 mil euros), nunca abriraram a boca para nada. entao esse oscar era um seguidor escuro de oliveira e companhia, e depois quando se soube as falcatruas medonhas das off shores etc, o que fez? meteu a violinha no saco e assobiou pro lado.
ide enganar o mikika, se voces sao varzinistas eu sou o lidio marques (outro dos culpados)


e o alexandre,tanto peito, e o macedo cortou-lhe as bases, porque ele só queria ir buscar o dele, agora que nao se candidata vai meter o varzim em tribunal , é um ganda varzinista nada haja duvida

enfim, quando o varzim tiver sucesso voces choram nao é? pois, desde que seja o lopes de castro ficam doidos de raiva,
e po estadio, entao nao iam fazer e tal, e nao iam conseguir os terrenos...


cada cavadela cada minhoca


tais com uma azia do ....

Anónimo disse...

Peço para que urgentemente alguém arranje uma consulta num hospital psiquiátrico para o anónimo anterior. Apenas disse ... nada vezes nada...igual a nada. Vê-se mesmo que pouco sabe da vida do Varzim... sugiro o Magalhães Lemos se houver vaga... ou se o aceitarem devido à gravidade... ou melhor quando tomar banho (espero que não seja apenas no dia do seu aniversário) lave também as ideias. O Varzim precisa de varzinistas... nao confundir com parasitas

Anónimo disse...

O anónimo anterior precisa de óculos, porque o anónimo das 2:53 disse muita coisa e fácil de entender. Resumindo disse que existem atrofiados mentais que prestam um mau serviço ao clube porque só estão bem a mandar abaixo sem apresentarem alternativas e fala concretamente no mau exemplo dos blogueiros Oscar Alhos.

Anónimo disse...

Se o Varzim tivesse dinheiro não iriam faltar listas. Agora como Lopes de Castro o deixou nem um árabe endinheirado o quer. Valha-me Deus! Lembremos: Lopes de Castro foi para lá para "arrumar a casa, mas nem isso conseguiu. Muito fraco, sem ideias, andou este tempo todo a tapar buracos, a contratar jogadores para uma suposta subida de divisão sempre falhada, a gastar mais do que podia. Foi a herança que deixou e que Alexandre tentou pegar.
Mas tentou mal. Alexandre deveria antes de mais ir falar com Aires pereira e perguntar-lhe com quem devia fazer a lista. Aí não havia problemas: vinham os Sousas Neves, vinham os Macedos Vieiras, vinham os Montes, vinham os Papeleiros, vinha a corja toda.
Alexandre andou às apalpadelas, tentou meter nomes pouco quistos na Câmara e... ...quilhou-se. Já toda a gente sabia que ele se ia quilhar.
Vão ver a constituição da Comissão Administrativa. Vai ser de rir.
Agora o medíocre do Lopes de Castro anda aí a fazer-se de herói porque foi o único que teve coragem de pegar no Varzim. Pois também eu fazia o que ele fez: levar o Varzim à falência.

Anónimo disse...

O engraçado no caso do nosso varzim é que os arautos da desgraça o consideram falido agora que estes mandatos estão a chegar ao fim.. no inicio estava o quê?? O clube está falido desde há muitos anos amigos.. se ainda não fechou alguém tem que ter mérito, e assumo já que não sou eu de certeza.. mas também não me acredito que sejam os iluminados que aqui comentam à boca cheia.

Anónimo disse...

"....São deste tipo de figuras que precisámos..."

Exactamente, amigo!
Como vê, pela Póvoa não os há...a começar por si...
(percebeu agora por que uns trabalham e outros papagueiam?)

Anónimo disse...

o Alexandre que vá enganar a cêga.

Ele só queria mamar o dele como andou a mamar estes anos todos.

Sempre foi muito puxa saco para os sócios mas dentro do Balneário era um Camelo, sempre a queimar os treinadores que não o punham a jogar.

Anónimo disse...

bota abaixo e começa de novo com o camilo no poder!!!

tamos como a pissa

Anónimo disse...

http://povoadevarzimonline.blogspot.com/2008/12/varzim-sport-clube-grande-entrevista.html

Poveiro disse...

http://pequenasajudas-help.blogspot.com/ poveiro

Anónimo disse...

Gente acima ... Melhores dias virao

Força Varzim Sempre Contigo

Anónimo disse...

Ò Sr. Anónimo(?) da 1:08 PM, não fique incomodado.
Foi muito fraquinho o vosso trabalho, nisso creio que só vocês é que discordam.
Quanto a haver pessoas capazes, continuo a ter a certeza que existem e menos papagueadores que V. Ex.as.

Anónimo disse...

Pensam que alguém de bom senso ia meter-se na Candidatura de Alexandre?
Não pelo Alexandre mas pela situação económica em que Lopes de Castro deixa o Varzim. A quotização dos Associados não chega para pagar os funcionários da Secretaria criada por L.C. Lopes de Castro deixa o Varzim com uma dívida 3 vezes superior à que encontrou. E Macedo Vieira apadrinha uma Comissão Liquidatária que tire rapidamente o Varzim do velho Estádio. O Empreendimento Imobiliário tem que começar. Guardem umas pedrinhas da demolição porque será o que restará de um Clube quase Centenário.

Anónimo disse...

agora já metem aqui cenas do falido tony vieira? entao ainda nao sabem quem é o homem? é um advogado que sai de casa desde que lhe descobiram a careca,
oh nova correu te mal amigo

Anónimo disse...

Salvem o varzim. Façam uma vaquinha entre os poveiros, tipo gorjeta e já dá algum. O aumento da água que a Cãmara aprobou já dá pró Varzim. Viva o nosso varzim.

Anónimo disse...

Cá para mim a solução vai ser o óscar alho gomes e o seu filho lacaio óscar alho miguel da «tribuna anti-varzinista» irem buscar o seu dono - o Padrinho oliveira - e depois regressamos todos ao passado em que se enchia o balão de ar para estourar nas mãos de quem viesse depois.

Anónimo disse...

meus amigos ganhem juizo vem presisam.

Anónimo disse...

É nestas alturas que se vê quem são os verdadeiros varzinistas! Os "varzinistas" que são poveiros mas no fundo são do SLB, FCP, SCP encostam, só os poveiros e não-poveiros que são verdadeiramente varzinistas podem levar o barco a bom porto.

Anónimo disse...

"fiquei sem saber se, afinal, a Câmara da Póvoa (Dr. Macedo Vieira, melhor dito) e a direcção do Varzim (personificada por José Manuel Lopes de Castro) enterraram definitivamente o 'Machado de Guerra' - que em tantas situações foi apontado em riste de parte a parte"

Depois de ler este trecho do post queria perguntar ao administrador deste blog, já que normalmente não estou na Póvoa:
Porque razão, ou razões, Lopes de Castro e Macedo Vieira estão em clima de guerra?

É que penso que essa situação não é benéfica para o clube e nessas circunstâncias, se a culpa for do Presidente do Varzim, como parece que é, este tem de ir embora, e todos juntos pedirmos ao Dr. Macedo Vieira que ajude o nosso Varzim, mais uma vez.
Obrigado e boa tarde!

Joaquim Silva

Anónimo disse...

O Macedo está em guerra com este presidente, porque queria mamar ele e o Monte e Adriano, do negocio Estádio e este presidente meteu-o para canto.

A partir daí começou a negar-lhe tudo, para ver se ele ia embora, com a intenção de meter lá alguém da sua confiança.

O único que apareceu foi o Alexandre mas esse também queria mamar e o Macedo não admite que alguém mame mais do que ele e correu-o também.

Infelizmente estamos nesta situação porque o Negocio Estádio meteu-se pelo meio.

Esta é que é esta.

Anónimo disse...

Noutro blog soube que este sábado há mais um debate sodabre o nosso varzim na onda viva. vai participar o alexandre, o presidente dG e outros directores. Vamos aguardar pelas 12h para saber mais.

Anónimo disse...

E O Lopes de Castro não quer mamar? Ele bem veio com a história da corrupção para surgir como muito sério, mas tudo não passou de uma atitude cobarde ao lançar suspeitas para pessoas que nem indicou os nomes. Basta de tanta aldrabice! O Dr. Macedo Vieira que tome conta disto imediatamente.

R. CASTRO disse...

E EU JULGAVA QUE NOVELAS ERAM SÓ NA TELEVISÃO.
ESTES COMENTÁRIOS DO JEITO DE "LAVAR A ROUPA SUJA" COM PESSOAS A FALAREM SABESSE LÁ DO QUÊ, E A MANDAR POSTAS DE PESCADA, A CRITICAR TUDO QUE MEXE NÃO AJUDA NADA.
JUÍZO A TODOS OS ANÓNIMOS.

NÃO VOLTO AO BLOGUE, ENQUANTO O ESPÍRITO NEGATIVISTA CONTINUAR ASSIM. SÓ DÁ PARA ENTRISTECER AINDA MAIS O CLUBE

PENSAMENTO POSITIVO MEUS AMIGOS. E ACREDITAR NAS PESSOAS...

R. CASTRO

geno disse...

concord sem duvida est comentario temos k deixar d criticar.

Anónimo disse...

1º Se o Varzim tivesse dinheiro não faltariam listas e pessoas para ajudar o clube(ajudarem-se a elas $$$);
2º O vazio directivo acontece sempre aos clubes em risco de morte, raras são as instituições que levantam a cabeça após a falta de liderança se concretizar em COMISSÃO ADMINISTRATIVA.
3º O Varzim precisava de sangue novo, o Alexandre por exemplo é um parasita, andou imensos anos a "mamar" do Varzim, falou que ia juntar pessoas para uma nova direcção, blá, blá, como não conseguiu recuperar o dinheiro em atraso dessa forma,vai pôr o Varzim em tribunal.
Que Varzinista é este, meu Deus! O Alexandre ficou com as intenções á mostra?
4º O varzim vai ter um estádio lindo, mas isso não nos dá nova vida. Para que serve um estádio tão lindo quando temos um clube que tem um passivo de 15 milhões de euros (já com a troca dos terrenos), e vamos andar em divisões secundárias?
5º Lopes de Castro fez ao Varzim o que o irmão mais velho dele fez ao Famalicão, toda gente na Póvoa devia saber dos perigos que são os "Dentinho", levaram os négocios de familia á falência e mesmo assim deixamos o Varzim nas mãos deles.
Que a morte do Varzim assombre todos aqueles que quando falei em 2007 acerca disto, me ignoraram, insurgiram e humilharam.

Ass. Lobo Mar

Anónimo disse...

Eu concordo. Toda a gente que era contra a mudança do estádio se sentiu incomodada com as palavras do Lopes de castro sobre a corrupção. Se tem nomes que os indique, agora levantar suspeitas revela um carácter desviante e próprio de quem não tem ética para estar à frente de um grande clube. O Dr. Macedo Vieira sentiu-se incomodado e disso me deu conhecimento, os Monte também, os Graça também, o Aires Pereira também, o João Gomes também e por aí fora.

Anónimo disse...

Óptimo! Então eles que se juntem todos e salvem o clube, ou não são suficientemente varzinistas para isso? Provavelmente não são, pois hoje em dia ser poveiro não implica necessariamente ser um verdadeiro varzinista.

Anónimo disse...

O anónimo das 9:27 deve ser mais concorrido que o papa! Se todos fizeram questão de lhe dar conta deve ser importante.. porque não pega no clube?
Olha, uma coisa lhe garanto, quando se falou da possivel corrupção eu não me senti minimamente incomodado.. esses senhores terão sentido porquê? Escusa de responder que às tantas até é melhor..

Anónimo disse...

claro que ficaram incomodados, se eu tivesse o rabo preso tambem ficava, ganhem vergonha

viva o varzim, abaixo os varzinistas de ocasiao

Anónimo disse...

O Lopes de Castro que diga quem são eles. Força Lopes de Castro!!!!!Estou contigo amigo.