terça-feira, janeiro 12, 2010

Varzim SC Futebol SAD?

-
Eis a receita de futuro que José Maria Reina defende para o Varzim.
Em entrevista ao programa Praça do Almada, da Rádio Onda Viva, o presidente da Assembleia Geral (AG) do Varzim defende que só com a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva fica salvaguardo o património do clube. Não digo à partida que seja uma má medida. Até pode trazer resultados benéficos do ponto de vista da gestão do clube. Organiza-a, profissionaliza-a e isso é essencial. Mas, ao mesmo tempo, uma SAD acarreta implicações jurídicas, desde logo, o princípio da irreversibilidade: segundo o artigo 4.º do regime jurídico das sociedades desportivas, "o clube desportivo que tiver optado por constituir uma sociedade desportiva ou por personalizar a sua equipa profissional não pode voltar a participar nas competições desportivas de carácter profissional a não ser sob este novo estatuto jurídico". Ora, atendendo à frágil condição do Varzim, não sei se esta seria a situação ideal... até porque o clube padece de uma precária saúde financeira , o que põe em causa a sua liquidez e - por essa via - a sua viabilidade.
Ou seja, se corresse mal, a constituição de uma SAD iria MESMO CORRER MUITO MAL! Não digo que no futuro, com outra situação, com outro desafogo, a solução não passe por aí.
Pensar nisso no imediato parece-me despropositado e até perigoso para o futuro do Varzim.
É apenas a minha opinião, admitindo que sou um leigo nestas matérias jurídico-legais.
Qual é a vossa opinião?
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma SAD para defender o património? então o que ficou lavrado do negócio estádio não salvaguarda o património? Alterar os estatutos para responsabilizar as direcções? Afinal vocês a que clube pertencem? onde estavam aquando das Assembleias Gerais para apresentarem estas ideias brilhantes? Ora meus caros tenham um pouco de bom senso. Desde há muitos anos que uma SAD para o Varzim seria o fim de tudo. Quem investe quer retorno. Quem tem dinheiro (não são trocos)não aposta no futebol. O futebol esse sim está falido. Vejam as empresas, reflexo da economia que está em baixo e que tende a ficar pior. Portanto antes de levantarem estas questões pensem... mas pensem bem alto.

Tiago disse...

o que digo é....


André Rodrigues, vai á tua conta do youtube que mandei-te lá uma mensagem importante!

(esta é so para o admin desculpem) xD