domingo, janeiro 15, 2006

Jogo de bola sobre 'papas' de relva... não é futebol

-
Liga de Honra - 18.ª jornada
-
-
-
----- VARZIM ----- 0
-
-
-
----- Maia ----- 0
-
-
Deste jogo importa realçar, acima de tudo, o antes e o depois... porque do tempo total de jogo fica uma nota pouco abonatória daquilo que deve ser um espectáculo de futebol.
Nos minutos que antecederam o início do jogo estava bom de ver o que ia acontecer: chovia 'que Deus a dava'... tanto que os lençóis de água reflectiam o cinzentão do céu.
Uma premonição para o que se veria ao longo de 94 minutos de jogo: um futebol horrível, sem ponta por onde se lhe pegue.
Decorridos poucos minutos e o relvado estava em papas... tropeções foram uma constante... jogadas cortadas sistematicamente pelo mau estado do relvado foram o prato do dia... a que se acresce uma virilidade induzida por todas as condicionantes.
Enfim... este jogo estava para tudo menos para os golos.
Coisa fácil de adivinhar, ainda para mais quando é sabido de todos os que acompanham o Varzim que esta equipa não sabe jogar de outra forma que não seja 'bolinha na relva'.
Um dado reconhecido pelo próprio treinador alvi-negro na conferência de imprensa... apesar de ter admitido saber que o futebol é um desporto fundamentalmente de Inverno.
Então Horácio, mais vale dizer que é preciso preparar as pernas porque jogos como este vão acontecer mais vezes e o Varzim não se pode dar ao luxo de desperdiçar pontos preciosos em jogos que são (DE CARAS) para ganhar.
Objectivamente, o mau estado do terreno de jogo não pode ser desculpa para não se alcançarem os objectivos.
Mas infelizmente, as incidências do jogo desfavoráveis ao Varzim foram mais do que o simples estado do terreno ou a ausência deprimente de público nas bancadas (mais ou menos 800 pessoas).
O árbitro Carlos Xistra tinha tudo para ser cotado com uma nota decente... não fosse ter expulso (de forma injusta ?! ou talvez premeditada ????) os médios Emanuel e Tito e ter mostrado o quinto amarelo ao também médio Pedro Santos... isto entre todos os outros erros mais ou menos normais que um árbitro comete num encontro de futebol.
Mas centremo-nos no que é realmente preocupante: o meio campo alvi-negro foi totalmente liquidado por um juiz da AF de Castelo Branco, natural da Covilhã onde (por acaso, mas só por acaso) o Varzim se desloca no próximo sábado.
Se juntarmos a isto as ausências forçadas de Mendonça e de Figueiredo (ao serviço de Angola no CAN), facilmente percebemos que esta semana vai ser uma verdadeira dor de cabeça para o técnico Horácio Gonçalves.
De resto, o que dizer deste Varzim x Maia sem golos?
Que a primeira parte foi uma nulidade de parte a parte, e que o segundo tempo presenteou-nos com um ou outro momento de futebol com princípio meio e fim: o Maia teve a sua oportunidade quando um dos seus avançados se apanhou em posição frontal à baliza de Ricardo, mas disparou ao lado do alvo; o Varzim teve três chances golo e foi particularmente batalhador nos últimos 15/20 minutos de jogo.
De resto, nada mais.
O Varzim é nono com 24 pontos e desloca-se no próximo sábado à Covilhã.
-
__________________________________________________
-
Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim
-
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
-
Espectadores: 800
-
VARZIM: Ricardo; Nuno Ribeiro (Anderson, 73'), Bruno Miguel, Nuno Gomes, Telmo; Tito, Emanuel, Cícero; Eliseu, (Rui Miguel, 45 + 1) Pedrinho, Costé (Pedro Santos, 60')
-
INTERVALO: 0-0
-
CARTÕES: Emanuel (2x), Tito (2x), Pedro Santos
CARTÕES: Emanuel, Tito
-
-
MELHOR EM CAMPO: Tito – Acabou por ser expulso em cima do apito final, mas durante o jogo foi (ao lado de Cícero) o mais inconformado dos alvi-negros. Deu segurança ao meio campo e merece ser considerado o melhor em campo pela raça com que disputou cada lance.
-
-

4 comentários:

Ricardo Campos disse...

muito bom o jogo do Tito...como peixe na água (no verdadeiro sentido da palavra :D).

Muito bem tmabém o Cícero.

Volto a dar uma palavra ao Ricardo, sempre muito atento e seguro.

Quanto aos cartões...felizmente não expulsou o Pedro Santos...quer dizer com o 5º amarelo a vantagem foi apenas ter chegado ao final do jogo...

voz da póvoa disse...

É ganhar na Covilhã e pronto!

Anónimo disse...

deixem-se de cegueira fundamentalista e pensem: futebol é um desporto de Inverno e mesmo que não seja possível praticá-lo bonito tal não é impeditivo para ganhar jogos! O Varzim só não ganhou porque mais uma vez ( e já são tantas!!!) não conseguiu marcar mais golos do que o adversário! O resto é fado...

Black & White disse...

Sim é verdade... mas carlos pinto... quem viu o jogo percebeu que ganhá-lo naquelas condições era impossível. Mas tem razão quando diz que a equipa tem de estar preparada para mais jogos assim... porque o futebol é desporto de Inverno...