segunda-feira, novembro 02, 2009

Era só mais uma colher de açúcar, faz favor

-
-
Uma vitória. Era o que Varzim e Beira Mar procuraram alcançar num jogo que podia ter dado a liderança isolada aos aveirenses e uma posição mais próxima dos primeiros lugares aos varzinistas.
Pois bem, ao fim de 90 minutos de jogo (mais 13 de apagão na torre norte), ambas as equipas ficaram a meio caminho do objectivo traçado.
O que não é justo, sobretudo para o Varzim que diante deste Beira Mar aspirante a líder dominou a maior parte do primeiro tempo. Excepção feita aos 10 minutos iniciais, exactamente o período em que surgiu o golo aveirense, fruto de uma perda de bola a meio campo e de uma auto-estrada na defesa. Cedo demais para sofrer um golo mas isso não esmoreceu o desempenho alvi-negro. O Varzim procurou rapidamente inverter a desvantagem e conseguiu-o, na sequência de um pontapé de canto batido da esquerda por Vítor Júnior, a que Pedro Santos respondeu com uma cabeçada certeira para uma baliza deserta. Foi o lance que determinou a saída de Palatsi do campo. O guardião francês ao serviço do Beira Mar lesionou-se, aparentemente na sequência desse lance, e foi substituído por Bruno Conceição, um velho conhecido do Varzim. E, diga-se em abono da verdade, que no regresso a uma casa que bem conhece, o ex-guardião poveiro até nem se saiu mal. Teve um pouco da felicidade do jogo consigo, porque as falhas na concretização voltaram a ser uma constante, sobretudo no segundo tempo, esse sim dominado em toda a linha pelo Varzim.
Nota fundamental para a exibição do supersónico Mendes, que foi um verdadeiro quebra-cabeças para o lateral esquerdo da turma aveirense. Menos bem, mas em minha opinião melhor do que em Barcelos, esteve Lelo. Mesmo assim não me convence. À falta de melhor, aquele lugar é do Bruno Moreira. E que tarde entrou o #9 para tentar fazer das suas. A cinco minutos do fim nem dá para aquecer as pernas... é muito pouco tempo para resolver o que quer que seja.
Na minha opinião, podia e devia ter entrado em campo pouco depois do reatamento da partida... tipo aos 60 minutos ou coisa assim.
Nota menos positiva para a defesa: um golo como o Beira Mar marcou é um monumental falhanço. Bem sei que a equipa foi apanhada em contra-pé, numa transição de processo ofensivo para processo defensivo, mas há uma compensação que é necessário fazer. Continuo a achar que é o sector mais deficitário deste Varzim que, do meio campo para a frente, tem relativa qualidade que, se continuar a ser bem trabalhada, vai render muitos e bons frutos num futuro próximo.
Quanto às substituições, já tive oportunidade de questionar o timing da troca de Lelo por Bruno Moreira. Já Ruben Saldanha-Gonçalo Abreu, entende-se pela necessidade de dar mais poderio ao meio campo ofensivo. A verdade é que, tendo meia hora para fazer a diferença, Abreu esteve mais apagado do que é habitual. Também com intenção de dar força ao meio campo mas em zonas mais recuadas, Eduardo Esteves deu lugar a Paulo Henrique por troca com Vítor Junior. Também aqui as diferenças são mínimas. Paulo Henrique passou ao lado dos 10 minutos que esteve em campo.
Finalmente uma nota para a arbitragem: há em Portugal esta tendência para os juízes da partida não quererem lixar os ditos grandes (considerando que aqui o 'grande' era o Beira Mar porque, vencendo, isolava-se no topo). A fechar o encontro, numa situação em que Bruno Moreira ganha posição ao central Hugo, este - ainda antes da linha da grande área - carrega nitidamente o ponta de lança poveiro. Inacreditavelmente, o auxiliar do lado da bancada mandou seguir e o público, inflamado de fúria, saltou das cadeiras para a rede e com razão. Era livre para o Varzim, mesmo em cima da linha de rigor sobre a meia lua, e expulsão directa para o defensor aveirense.
Duarte Gomes assim não quis. Mas assim deveria ser.
Do livre, a bola poderia até ser batida para as telhas do Desportivo, mas é uma questão de princípio e justiça.
Andam por aí certos ladrões cuja impunidade nos mexe com os fígados.
-

20 comentários:

Anónimo disse...

Crónica que reflecte exactamente o que se passou no jogo.
Apenas não concordo a 100% na questão do Lelo. Pareceu-me que fez um bom jogo e que mereceu a titularidade. Foi impressionante a quantidade de vezes que ganhou bolas aos defesas no Beira Mar, parando com o peito e colocando a bola jogável para os colegas. De qualquer forma, acho que Bruno Moreira teve uma boa entrada no jogo e até podia ter marcado se não tivesse sido parado em falta.

Anónimo disse...

Concordo com o que disseram anteriormente. Também me pareceu que o Lelo não esteve assim tão mal. Tudo bem que não teve nenhuma oportunidade de finalização mas esteve muito bem a trabalhar para a equipa e muito forte a dominar a bola e a tabelar. Penso que se o Eduardo tivesse um pouco mais de coragem a substituição mais correcta teria sido aos 75 min tirar o Vitor Junior, mais uma exibição muito fraca, e a entrada do Bruno Moreira para poder combinar com o Lelo depois deste ganhar a bola aos defesas.
Não havendo duvida que o Bruno Moreira sofreu falta, não tenho a certeza se a mesma já não terá sido feita dentro da área. Mas a minha colocação não é a melhor pois estou por trás da baliza sul.

Edu disse...

Gostei muito do jogo. Ambas as equipas se esforçaram e vimos jogadas muito bonitas. É nestes jogos que se nota o mão dos treinadores.
Quanto ao Varzim, acho que o Mendes fez um jogo fantástico, assim como o Lelo. O Mendes mais individualista e o Lelo mais jogador de equipa. O Pica, mais uma vez, foi impecável. Fiquei desiludido foi com a prestação do Vítor Júnior.
O Varzim está, nitidamente, a subir de forma! Um abraço.

juvenal disse...

O Lelo é sem duvida uma mais valia no 11 varzinista. Axo k não perdeu uma bola de cabeça no jogo todo, falta é alguem no apoio. Os extremos do varzim jogam muito atras. A jogar com 2 extremos que ganham bem a linha, falta gente na area. Mts vezes estava apenas o Lelo sozinho na area. Quanto ao Vitor Junior, nas alas não tem hipotses para o mendes e para o gonçalo. Já agora deixo a pergunta aos adeptos varzinistas:
Mesmo depois de uma contenção nas despesas do plantel, não teremos nós melhor equipa este ano? Lembro k tinhamos: Alexandre, Nuno Gomes, Tiago costa, Emanuel, MArco Claudio, Mendonça e agora temos: Tiago lopes, Pica, Lelo, Saldanha, mendes, Vitor Junior e gonçalo abreu.

Anónimo disse...

Juvenal sabes que os jogadores do ano passado ja tavam todos carimbados tirando o tiago costa que é novo ... Mas no futebol quem manda sao os resultados .

Anónimo disse...

Ó juvenal eu até gosto das declarações que fazes por estes lados mas comparares ao que tinhamos para o que temos ... não brinques com isto!!!

Agora se dizes que temos miudos com valor ?concordo! mas já o tinhamos a época passada!e continuamos a ter mas isso não chega meu amigo para se ganhar jogos falta experiencia e qualidade,quando falo na qualidade não é só em jogar a bola falo em experiencia e tudo o que envolve futebol e isso infelizmente perdemos a chamada "MISTICA DE BALNEARIO" isso sim dá vitórias!!

Anónimo disse...

mas pode ser k reconquistemos a mistica com o Alex na direcçao.estou ansioso por ve-lo entrar no Varzim para fazer a limpeza k e necessaria

Anónimo disse...

"estou ansioso por ve-lo entrar no Varzim para fazer a limpeza k e necessaria"

K limpeza amiguinho?
Limpeza vai ele ver quando chegar ao banco. Zero.
Aí vou querer ver o Alex a cagar-se todo. Então é que vai ser preciso fazer uma limpeza.

Alex, dedica-te à pesca.
Como jogador nunca foste grande espingarda, agora como presidente, f...!

Anónimo disse...

és um ressabiado.ca pra mim es o miguel ribeiro n me admirava nada com um comentario desses. vai pentear macaco pra Joana tu e o teu amigo dentinho foram a pior coisinha que passaram plo meu clube

Anónimo disse...

se não fosse o dentinho o teu clubinho já tinha fechado a tranca e contigo lá dentro.
agradece-lhe pá.

Anónimo disse...

o meu clubinho? pk? tb n e o teu ribeiro? ve-se bem o sentido de missao deste calhordas! o meu CLUBE é grande e mt maior do k tu. ainda bem k vais co ca.....!
Sape gato

Anónimo disse...

Eu não sou do varzim, pá.
Sei é da realidade da bola. cada vez há menos gente disposta a meter dinheiro no futebol e a andar lá de borla, percebeste?
Agradece ao homem, pá.
Ainda vais sentir saudades de quem lá andou a passar cheques enquanto tu andavas a comer pipocas e a apanhar sol na bancada...

Anónimo disse...

entao se n es do Varzim vai à merda palhaço! Isto é pa varzinistas!

Anónimo disse...

é pra varzinistas não é para analfabetos, pá

Anónimo disse...

ora ai esta. e pa varzinistas cm eu e n pa analfabetos e chulos cm tu. desinfecta moço

Anónimo disse...

Miguel Ribeiro
Lopes de Castro digam o que disserem estes dois foram a segunda pior direção do varzim bando de trolhas reçabiados ... O lopes de castro pos la dinheiro mas tambem ja o foi buscar rapaz por isso ta tudo tranquilo com a vergonha ele nem se vai candidatar pois ia levar a maior derrota na historia da democracia ... Miguel liga para os nossos compadres a fazer figura de idiota .

Anónimo disse...

Alexandre amigo, se por algum acaso tens por hábito ler este blog dou-te um conselho.. fazes bem em querer a mama de director desportivo, porque como presidente não te dou seis meses até que estes grandes amigos que aqui tanto te elogiem te chamem os nomes todos que imaginas e família incluida.
De uma coisa podes ter a certeza.. os primeiros a insultar-te vão ser os que mais te apoiam!
Ainda assim, boa sorte!

Anónimo disse...

vejam o grande video da possível candidatura do alexandre em www.adeptosdovarzim.blogspot.com

Anónimo disse...

sim sim, meu amigo! o que fizeram ao TIAGO COSTA foi uma vergonha!


Não tem nada haver com futebol! essa corja de JOANE, FAMALICÃO, GUIMAS e Coisas similares MAMOU e MAMOU bem no VARZIM e nos negócios todos feitos na Póvoa E ARREDORES meus amiguinhos de Internet!

Anónimo disse...

Mas alguma vez estes gajos deviam estar no varzim alguma vez ? Por amor de deus isto foi uma comendia iam fazer do varzim um ajax ou sporting e agora ?

zeeeeeeroooooo