segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Estreia de Diamant(ino)

-
Taça de Portugal - 6.ª eliminatória
-

Photobucket - Video and Image Hosting---2--x--1--- Photobucket - Video and Image Hosting

-
Diamantino disse-o durante a semana (como se fosse uma promessa) e cumpriu.
O Varzim conseguiu contrariar o favoritismo dos encarnados... muito por culpa da forma como subestimaram o valor de um colectivo varzinista que materializou em triunfo uma exibição de luxo.
E falo de colectivo porque a sensação com que fiquei ao longo de todo o encontro é que não houve defesa, meio-campo e ataque. HOUVE EQUIPA! Lembro-me perfeitamente de ter visto um Pedrinho a jogar fora da sua posição e a sair-se lindamente. Vi o Nuno Ribeiro (qual carraça em cima de Nelson) a redimir a exibição infeliz frente ao Rio Ave. Vi a experiência do Alexandre cruzar-se com a juventude do Pedro Santos... ambos foram a muralha de segurança que impediu Nuno Gomes e os seus pares de tomarem vantagem na dianteira.
Vi o Tito igual a si mesmo... o miúdo que é a prova viva da 'ALMA E RAÇA, ORGULHO E VIDA', segundo reza o nosso hino. Não esquecer a veterania do lutador Emanuel que só descansava quando a bola estava em nosso poder. E o Nuno Rocha que fez aquele centro bem medido para a cabeça do Mendonça que arrumou a questão. E o Marco Cláudio (que bem regressado seja)... foi o cérebro de jogo que faltou à turma varzinista durante a sua curta aventura por terras chinesas.
-
Mendonça 'folego de gato'
-
E O MENDONÇA? FOI SEM DÚVIDA O MELHOR EM CAMPO! O homem com folego de gato... deu água pela barba a Nelson e acabou mesmo por ser a 'besta negra' do lateral benfiquista.
-

Photobucket - Video and Image Hosting

-
No lance do primeiro golo, o avançado angolano desenvencilha-se do meio campo encarnado e corre até à linha para centrar. Na tentativa de enviar para canto, Nelson desvia a bola para a baliza encarnada, enganando Quim. E estava feito o 1-0.
Foi a resposta a um Benfica que sempre que se aproximava da baliza alvi-negra, fazia-o com perigo. Exemplo disso eram os centros de Rui Costa e de Nelson (quais mísseis teleguiados) a pedirem um toquezinho lá para dentro.
Aí entrou Ricardo! Dos jogos do campeonato não restariam dúvidas quanto à sua qualidade... mas no jogo da Taça as certezas consolidaram-se. Fez defesas fenomenais e, com grandes nomes do futebol nacional de seta apontada às suas redes, foi de uma calma impressionante!... mesmo nas situações de maior aperto (por exemplo, um lance em que a bola quase entrou após defesa difícil de Ricardo, com Pedrinho depois a afastar o esférico da linha de golo).
-
Até o Denilson...
-
É verdade... até o #9 conseguiu uma exibição bastante positiva. É inegável que no campeonato tem estado uns furos abaixo daquilo que seria de esperar, mas frente ao Benfica cumpriu com as suas funções de ponta de lança... e torrou os neurónios a Luisão.
Não marcou, é certo... mas esteve sempre lá. E muitas vezes o vimos também a compensar a defesa.
Foi um polivalente e bem jeito deu.
Para a história do encontro ficam ainda os contributos de Tiago Lopes, Neto e Yazalde... estes dois últimos entraram para que a festa não lhes passasse ao lado. Um prémio merecido que Diamantino deu aos rapazes. Ficam para a história de mais uma grande página que o Varzim escreveu no futebol nacional. Passa aos quartos de final da Taça. E já lá vão 22 anos que o Benfica não ganha na Póvoa.
-

Photobucket - Video and Image Hosting

-
A arbitragem e o perdão aos grandes
-
Olegário Benquerença teria passado despercebido à crítica se em certas situações tivesse feito verdadeiramente aquilo para que foi nomeado. Arbitrar um jogo de bola implica decisões difíceis como, por exemplo, expulsar jogadores mesmo que vistam a camisola dos 'grandes'.
Infelizmente, Beto e Luisão ficaram a mais no terreno de jogo.
-

4 comentários:

Anónimo disse...

Com que entao o perdao aos grandes?E o penalti do Alexandre na 1ª parte sobre o Simão,e o 1º golo n terá havido um toque nas costas do Nelson?É que a mim pareceu me,pelos vistos a ti não,se calhar tavas como o outro a olhar para o chão...

Black & White disse...

Penalty sobre o Simão: inexistente... o anónimo leu A Bola mas não deve ter visto mais nada além disso... nem mesmo os resumos das televisões.
Empurrão sobre o Nelson???!!! Pelo amor de Deus, não seja risível!

Anónimo disse...

Anónimo, toma 1a Alka Seltzer k isso passa. Tanta azia LOLOLOLOL

Anónimo disse...

Pena os jogadores do varzim passarem de bestas a bestiais...Normal..Nunca sao apoiados qd devem ser, mas calcados sao