segunda-feira, fevereiro 16, 2009

A ferros...

- -
18.ª jornada - Domingo, 15 Fevereiro, 2009
-

----------

1-------------------------0
-
-
Um tiro certeiro de Nuno Gomes a partir da marca de grande penalidade selou o triunfo varzinista frente ao Aves. O lance que dá origem ao castigo é tudo menos pacífico.
Vinícius divide um lance com Marco Cláudio na grande área e o #10 varzinista cai.
Certo ou errado? Fica a dúvida.
O árbitro Bruno Esteves foi peremptório e o Varzim aproveitou.
Estávamos com meia hora de segunda parte e para trás ficava uma partida extremamente equilibrada entre duas formações muito próximas na tabela.
Melhor o Varzim no arranque da contenda, com mais posse de bola, mas sempre com o Aves atento às descompensações do adversário para subir em perigosos contra-ataques.
Mas nem uma nem outra equipa conseguiram quebrar o nulo... apesar das oportunidades: Marco Cláudio deixou um sério aviso aos 30 minutos, depois de um perigoso remate ao qual Rui Faria correspondeu de forma exemplar. Na resposta, que surgiu em cima do tempo de descanso, Gouveia mandou um balázio à trave da baliza poveira.
-
-
Foi o que de melhor houve na primeira parte.
Com o intervalo, a equipa poveira decidiu agarrar o comando das operações e cedo beneficiou da expulsão de Sérgio Carvalho por acumulação de cartões amarelos.
O Varzim imprimiu mais velocidade no jogo, o que acabaria por ser decisivo na construção do resultado.
A conversão do tal penalti - que deixa dúvidas - premiou um melhor segundo tempo da turma poveira que podia (10 minutos depois) ter ampliado o score na sequência de um pontapé de canto.
Se tivesse entrado, talvez o Aves não tivesse recuperado o ânimo para correr atrás do prejuízo. Mas porque o resultado foi uma incógnita até ao fim, os homens de Henrique Nunes batalharam o quanto puderam para chegarem ao empate.
O que só não aconteceu porque Super Marafona voltou a mostrar porquê que merece a confiança de Rui Dias.
Vinícius cabeceou vigorosamente mas o guardião poveiro voou para uma defesa fantástica.
O Varzim segurou a vantagem e deu mais um salto em frente: está agora a cinco pontos do seu próximo adversário.
Nada mais nada menos que o segundo classificado Olhanense.
Diria que será um encontro entre equipas em crise... uma porque enfrenta uma série de resultados menos animadores... a outra porque se deixa afectar por uma inexplicável apatia e falta de atitude nos jogos fora de casa.
Uma coisa é certa, mais do que em qualquer outra altura, começa agora a ser decisivo conquistar triunfos fora de portas. A equipa precisa, a bem da salvaguarda das promessas feitas no início da temporada... e os sócios exigem-no, porque simplesmente têm todo o direito de o fazerem.
-

6 comentários:

Anónimo disse...

deviamos ter feito mt mais... tivemos mta sorte

Anónimo disse...

Agora é preciso ganhar em Olhao.Vai ser dificl pq o Olhanense pode estar a fazer maus resultados mas na casa deles eles vao querer mostrar quem manda.Nos temos q ultrapassar o nosso complexo de n vencer fora de casa e afirmarmos o valor da nossa equipa q tem potencial pa fazer mt mais.

Anónimo disse...

blog sobre o nosso varzim, http://tribunavarzinista.blogspot.com/, apareçam

Anónimo disse...

Foi o Marco Matias k sofreu o penalty. Rasteirado parece me k foi a duvida fica dentro ou fora de area.
Qt aos triunfos fora de portas era podia começar ja na proxima jornada contra o olhanense.
Com a manutenção qz assegurada, pois os 11 pontos de vantagem sobre gondomar e oliveirense dão bastante segurança. Se não apanharmos o comboio da subida corremos o risco de termos um campeonato sem sal daki para a frente em k se jogará para cumprir calendário. O Varzim defende mal e está a ser muito dificil marcar golos ao adversário. Com o marco matias a subir de forma penso k podiamos jogar perfeitamente em 4x3x3 com matias, moreira e mendonça. Penso k os golos apareciam.

Preto No Branco disse...

Tem razão o comentador da 1:36. O penalti foi efectivamente cometido sobre Marco Matias. Lapso nosso. Agradecemos a rectificação.
Já agora, concordo inteiramente com o seu comentário: ainda podemos salvar esta época se arrancarmos decisivamente para os triunfos fora de casa. Olhão é mais uma oportunidade que não devemos desperdiçar.
Quanto à análise táctica, estou também de acordo: com Marco Matias a parecer que quer encarreirar, julgo que não seria descabido rever o esquema. Creio que seria mais produtivo... em golos, entenda-se.

Obrigado e um abraço

Anónimo disse...

Penso que foi mesmo penalti. A falta foi em cima da linha e é considerado dentro...