- 19.ª jornada
-
----------
1-------------------------0
-
Não sou um defensor das 'chicotadas psicológicas'. Apesar de lhes reconhecer o mérito de sacudir o ânimo das equipas mergulhadas em crises de resultados, a verdade é que as mexidas forçadas nas equipas técnicas trazem sempre consigo alguma instabilidade e mudanças de sistemas de trabalho que requerem um período mais ou menos prolongado de assimilação de conceitos. E depois há aquelas situações em que a saída de um treinador é mesmo inevitável. Ou por incapacidade de levar uma equipa aos seus objectivos, ou por falta de atitude numa altura em que os jogadores precisam de levar um abanão a bem da sua qualidade e da sua auto-estima.
No final do jogo de ontem em Olhão, Rui Dias fez a constatação do óbvio: o Varzim foi melhor na primeira parte e até esteve perto de marcar, na altura de maior ascendente.
Na segunda parte não existiu! A culpa, diz o técnico varzinista, foi do árbitro. Eu prefiro dizer que a 'culpa' foi de Messi que, mal pisou o terreno, fez o que lhe competia... bem e merecidamente para o Olhanense. Junte-se a isso a perda de Emanuel (por lesão), de Telmo e Tiago Costa (ambos expulsos numa altura em que as cabeças ferviam) e a explicação está dada.
Mas voltando à análise de Rui Dias após o jogo, é certo que o Varzim nem sempre tem (ou teve) sorte com as exibições de certos apitos ao longo deste e de outros campeonatos... coisas do futebol.
Mas tentar explicar mais um insucesso apenas com a malfeitoria dos juizes é, no mínimo, um insulto à inteligência dos adeptos.
Ainda por cima, num jogo em que Emanuel (um dos fundamentais da equipa) saiu lesionado com relativa gravidade e dois jogadores (Telmo e Tiago Costa) perderam a cabeça perante as adversidades e acabaram na rua por bocas.
Prejudicaram-se a eles... mas principalmente a equipa.
Mas terá sido por culpa dos árbitros que o Varzim falhou também em Portimão, em Leiria, em Gondomar, na Póvoa frente ao Gil Vicente... ou mais recentemente no Estoril ou no Bessa (excluo o jogo de Oliveira de Azeméis, porque - esse sim - foi uma vergonha)?
Porquê que, depois de uma vitória em casa, a equipa não consegue arrancar para uma sequência de triunfos consecutivos?
A culpa será só dos jogadores?
Não faltará a Rui Dias o pulso necessário para transmitir a garra necessária para que a equipa não entre derrotada nos jogos fora de casa?
E agora que a subida é quase uma miragem - por culpa da péssima campanha forasteira - Rui Dias ainda é o treinador indicado para o Varzim? Sim, porque ninguém se convence que uma equipa pode subir sem ganhar fora... e, pelo andar da carruagem, a coisa não se afigura fácil.
E, já agora, porquê que Diamantino Miranda estava a assistir ao jogo no José Arcanjo?
Sucessão à vista?... ou mera coincidência?
Sinceramente, prefiro (e acredito) (n)a segunda.
Em tudo na vida, é preciso ter memória.
-
13 comentários:
Uma vergonha. A culpa tem um nome chama-se Lopes de Castro. Este treinador é bem a imagem do Presidente que temos, muito , muito soft. Há equipas tesas, mas que deixam a pele em campo, porra ninguém vê isto?
Peço dsclp desde o inicio q digo q ele é mt fraco, o treinador...mas dizem sempre é o inicio ele vai la, nao sejam pessimistas etc...e agora ganha à oliveirense em casa e la fecham voces e a direcção os olhos etc e la vamos andando neste ram ram ate ao fim...q pena varzim...
Direção!
A culpa é da Direção! mais nada, falta de ambição, falta de visao desportiva, falta de formção profissional fata de empenho dos jogadores e falta de HONRA, falta de VONTADE EM HONRAR A POVOA DOS POVEIROS. Uma vergonha!
Parabens pelo BLOG, PARABENS PELA DEVOÇAO AO VARZIM. EMbora não mereça! ua vergonha esta equipa que tods dizemos ser historica as nao tarda nada passa ha historia!
Tenho 45 anos, e sempre tive um carinho especial com o Varzim, pois sou poveiro de gema, ao contrário de pessoas como por exemplo o nosso presidente de Câmara, ser de Beiriz, quer se queira quer não, não é o mesmo que ser da Póvoa freguesia, cidade... desculpem-me mas sei do que falo, não é a mesma coisa. Tudo isto para dizer o quê, que existem autarquias muito próximas de nós como Braga ou Guimarães,que estão incondicionalmente ao lado dos clubes. Na Póvoa, desde que me conheço a Póvoa serviu-se muito mais do nome Varzim, que o Varzim do nome Póvoa, quando a meu ver deveria haver uma cimetria de ideias, uma visão estratégica para a sustentabilidade do clubes versus cidade. Querem exemplos? Empresa x quer construir tal lado, ok, então teria perioridade as que ajudassem as colectividades locais, uma vez que não se podem oferecer apartamentos ou lojas...
Mas se for quintas em Ponte de Lima, ou apartamentos nas portas da cidade, aí sim, talvez se arranje alguma coisa...se é que me faço entender!
Cenário provável: A Oliveirense vem à povoa ganhar e o Varzim passa a ser a unica ekipa da 2ª liga sem vitórias fora!
3 pontos fora é muito pouco quando se fala em subir.
Mas estaria mesmo o Varzim preparado para subir?
Oh Sr. anónimo dos 45 anos...então o senhor escreve "Cimetria" com "C"...? É com "S" homem: "Simetria"...
"Está convocado para ser candidato à Câmara nas próximas autárquicas"!
Precisamos de gente culta, gente que lê...(como se percebe logo ser o caso do meu amigo).
Oh homem, essa de ser de Beiriz é de chorar a rir...
Então e aquele comentador (o 1º) que acha que a equipa não joga por causa do Lopes de Castro?
É do melhor que já li...
Caro Sr. Anónimo de 26 de Fevereiro pelas 12h03m:
Noto que o senhor tanto valoriza os erros ortográficos de outros. Pela sua prosa não deve ser pessoa madura, pois ainda dá demasiada importância ao pormenor ao invés do conteúdo. E é também por isto que este país não vai para a frente! Mas será que me perdoa os meus dois erros ortográficos? Vá lá, por favor…
Logo percebi o fundamento quando refere que eu estaria convocado para candidato às Autárquicas (só não percebi o motivo das aspas vindo de alguém tão letrado). É verdade, de facto bastaria ser inculto.
Se o amigo for capaz de escutar com distanciamento, uma certa personagem da “praça”, coisa que lhe parece ser difícil, tal é a dor de corno, perdão de cotovelo, perceberá que para ser Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim até nem é preciso ser muito culto ou ter o dom da palavra. Mas para si pelos vistos não é assim, e tem direito à sua insignificante opinião – esta já é a minha.
«Amigo», para ser poveiro basta morar na Póvoa de Varzim e tem razão. Mas ser poveiro do coração, desengane-se, é preciso muito mais!
É preciso ter sentimentos de amor à terra e a tudo o que dela faz parte, e para mim o Varzim faz parte dela (terra). Para si será é uma inverdade, pois não refere palavra alguma em defesa do meu clube, prefere dar ênfase aos erros ortográficos de quem opina. Defende-se como pode, qual político.
Se a sua mania de corrigir a ortografia de outros persistir, aconselho-o a pegar no telefone e marcar o número 226182165. Trata-se da linha de marcações de consulta externa no hospital Magalhães Lemos. Tem também aqui o “link”, eu estou curado, já só respondo a provocações!
http://www.portaldasaude.pt/Portal/servicos/prestadoresV2/?providerid=143
Já agora, prostrou o comentário às 12:03! Provavelmente é patrão, mau funcionário ou deitou-se tarde. Conheço muitos políticos assim…
Termino com uma citação: «Muitos são orgulhosos por aquilo que sabem. Face ao que não sabem, são arrogantes».
Johann Goethe
Viva e deixe viver!
Amigos, ser Poveiro não é ser cego e defender as incompetências. Não é o vale tudo. Estamos a gastar muitas energias com futebol e há tanto onde apostar na nossa terra.
Vejam se já contribuíram para ajudar as crianças da Maria da Paz, casa de santa Maria na Estela, Casa do regaço, Instituto madre matilde onde existem crianças que precisam do nosso apoio. O Alex capitão do Varzim ajuda a Maria Paz Varzim...e segundo se sabe tem 8 meses de salários em atraso,e vocês podem contriubuir?
Mas este blog foi criado a pensar no VARZIM ou foi criado a pensar nas instituições de crianças ..ou em partidos politicos..tenham dó!!
Apoiado, mas o Sr. José costa tem razão ao defender-se, pois todos nós percebemos o que ele quis dizer, excepto esse tal Sr. Anónimo de 26 de Fevereiro ao meio dia…
Saudações varzinistas
Apoiado, mas o Sr. José costa tem razão ao defender-se, pois todos nós percebemos o que ele quis dizer, excepto esse tal Sr. Anónimo de 26 de Fevereiro ao meio dia…
Saudações varzinistas
O Diamantino foi treinador do Varzim e Olhanense... É normal que vá ver o jogo. Relembro que ele não saiu muito bem do Varzim. Relembro ainda que com muito menos jogos do campeonato, a direcção pressionou muito mais o Sr. Diamantino. Este caso do Sr. rui Dias é igual ao do Sr. horácio gonçalves. Incompetência pura! Mas é destes que a direcção gosta...
Citando anónimo:
...«Então e aquele comentador (o 1º) que acha que a equipa não joga por causa do Lopes de Castro?
É do melhor que já li...»
Senhor inteligência:
O Lopinhos não joga, mas manda (ou deveria).
O Varzim não tem treinador, tem um bebé. O homem nem sabe articular uma frase. E o disco já está riscado. Este domingo foi mais uma prova da sua incapacidade, sua e do Sr. Lopes de castro.
O nosso clube está a tornar-se um clube de mansos e tansos. Desculpem-me o desabafo, mas é o que me vai na alma.
Se aquilo está tão mal, que dê a vez a outros. E já que não vamos subir que comece a pensar como se vai suportar o clube mais um, ou vários anos na liga de honra.
Ainda há badamecos, para não lhes chamar outra coisa, que defendem gente tão incompetente. Farão eles parte da comitiva dominical do Dentinho II ?
É o que parece.
E assim vai o Varzim S.C.
Enviar um comentário