sexta-feira, março 20, 2009

Greve ao treino por causa dos salários em atraso

-
Quando na última noite fazia uma ronda final pelas notícias sobre o Varzim, deparei-me com algo verdadeiramente preocupante.
Lia-se no site da Rádio Mar que "Com três meses de salários em atraso no plantel profissional, os jogadores recusaram-se a treinar esta manhã e estiveram reunidos no balneário a discutir o problema. A direcção do clube prometeu pagar, esta semana, um dos três vencimentos em atraso, mas, entretanto, isso não irá acontecer e os jogadores perderam a paciência.
A Rádio Mar sabe que há situações muito complicadas no plantel, principalmente entre os atletas que moram fora da Póvoa e que já não têm dinheiro para se deslocarem aos treinos. Quando faltam cerca de dois meses para o final da época, a situação é insustentável e os jogadores ponderam tomar uma posição mais dura, caso o problema não seja resolvido nos próximos dias.
Contactado pela Rádio Mar, o presidente da direcção, Lopes de Castro reconheceu a existência de salários em atraso, mas garante que "estão a ser procuradas soluções em várias frentes" e que a época desportiva irá terminar com a situação regularizada".
-
-

Alexandre garante que há jogadores em dificuldade (som: Rádio Mar)

A notícia é de ontem... mas o problema é de sempre. E por mais que a direcção tente dizer que não, é verdade que o rendimento da equipa se ressente porque não há motivação que resista para alguém que anda a dar o seu melhor e sabe que no fim do mês não recebe a merecida compensação.

Mais, a Rádio Mar refere (e eu acredito) que há situações bastante complicadas, mas pergunto-me se será indicado tomar posições mais duras.
O que é isso de posições mais duras? Greve aos jogos? Não estou a ver nada mais duro do que isso mas também não me parece que a solução passe por aí. O Varzim não é o único clube da Liga Vitalis com salários em atraso. Há outros na mesma situação e com uma coesão e um desempenho irrepreensíveis.
Na Liga principal temos o caso do Estrela da Amadora e veja-se o que andam a fazer... uma razoável carreira no campeonato e a presença nas meias finais da Taça de Portugal.
É evidente que para os jogadores do Varzim, esta argumentação é um fraco consolo e é também evidente que é muito mais fácil para quem fala de fora.
Por isso é que a situação tem de ser rapidamente resolvida. A direcção tem obrigações fundamentais às quais não pode virar a cara.
Eu percebo que há dificuldades de cobrança, sei que há verbas devidas ao Varzim que ainda não foram pagas.
Mas estamos a chegar a um ponto (se é que já não chegamos mesmo) em que a coisa já não vai lá com conversas de balneário entre direcção, treinadores e atletas.
Estamos a oito jornadas do fim do campeonato e, por mais incrível e difícil que a subida de divisão possa parecer, ainda há quem acredite.
O que os adeptos pedem é que haja raça, atitude nos jogos, espírito de sacrifício por parte dos jogadores.
À direcção exigimos que resolva rapidamente o problema no mais curto horizonte de tempo possível.
Até por uma questão de viabilidade futura do Varzim: está na forja o regulamento da Liga que impede os clubes de se inscreverem na época seguinte se tiverem salários em atraso em Maio. Olhando à realidade do Varzim, se isso passar na Assembleia Geral da Liga (o que é altamente provável), poderemos estar em péssimos lençóis.
E embora eu considere que a medida é radical, não posso deixar que tem a sua razão de ser, numa altura em que se pretende credibilizar o futebol no nosso país.
Mas uma coisa é certa: poderemos também assistir ao desaparecimento de muitos emblemas dos dois principais campeonatos portugueses.
É esta reflexão à qual todos somos convocados.
-

4 comentários:

Anónimo disse...

Perguntem quanto se gasta neste Clube sem ser com a Formação e o escalão Profissional. Quantos Directores e Treinadores se deslocaram ao jogo de Portimão em mini férias com custos de hotel e quem pagou a factura? Vida de rico com bolsa de pobre!

Anónimo disse...

Ordenados em atraso.
João Gobern, Jornalista comentador da RTPN programa Zona Mista, 21/03/09. Fifia da Semana, citando Lopes de Castro. " ninguém faltou aos treinos. Porque nesse dia só havia banhos e massagens.

PFGFR disse...

Falando das situações dramáticas entre os atletas, não haverá aí algum exagero? Não tenho rendimentos muito acima do português comum, mas sei bem o que é clientes deverem-me 3 e 4 meses de facturas e não morro à fome porque não vivo acima das minhas possibilidades. Mas, se essas situações existirem de facto, penso que será de ponderar a Direcção abrir uma conta bancária de solidariedade para os jogadores, onde os sócios possam ir depositar o seu contributo, comprometendo-se a Direcção mais tarde a ressarcir aqueles de entre esses sócios que queiram ser ressarcidos (nomeadamente através de isenção de pagamento de quotas ou de lugares anuais no valor correspondente ao contributo, ou até mesmo em numerário). Afinal de contas, se queremos que o Varzim seja uma grande família, temos de estar dispostos a ajudar-nos uns aos outros, nomeadamente àqueles que neste momento mais necessitarem.

Paulo F. Rodrigues

Anónimo disse...

Sugiro que o "grupo dos 70" que manipularam as Assembleias que proporcionava o "negócio dos milhões" adiantem o dinheiro, depois serão ressarcidos pelo Euro-Milhões.