segunda-feira, novembro 16, 2009

Nem o gato preto nos safou

--
É um número de circo tantas vezes visto em tantos estádios. A 15 minutos do fim, um gato preto irrompe numa correria desatada pelo relvado dentro. Os mais supersticiosos terão acreditado que aquele era o momento que o Varzim iria quebrar o enguiço e acelerar para o triunfo que urgia. Mas nem assim. No fim de contas, o Varzim tem muito mais razão de queixa pelo resultado do que o Aves que, apesar de não ter ganho, continua sem perder fora de casa.
A turma poveira precisava do triunfo para fugir à zona de despromoção. Assim, nada feito. Abaixo de si, o Varzim tem apenas o Carregado, com menos um ponto, e enfrenta uma difícil deslocação a Penafiel na próxima jornada. No final do encontro, o técnico do Varzim disse que o resultado não agradou. Foi só mais um entre muitos resultados desperdiçados pela turma poveira e que, pelo andar da carruagem, deixa-nos numa situação cada vez mais desesperante. E a única coisa que Eduardo Esteves diz é que não está satisfeito com os resultados e que a equipa podia fazer melhor. Mas palavras leva-as o vento, professor. É preciso um pouco mais do que isso. Menos palavras, menos lamúrias, mais vitórias e melhores exibições. Desde o início do campeonato que o Varzim se confronta com dois problemas de base: uma defesa frágil e uma linha avançada ineficaz. Até quando é que vamos ficar à espera que isto se resolva? Até ao dia em que já não for possível inverter o nosso declínio?
E depois há a falta confiança. E olhando para este Varzim x Aves, esse é um problema bem patente. De resto, atendendo a todas as condicionantes que influenciaram o jogo, cedo percebi que o Varzim dificilmente sairia vencedor. A começar pelo relvado impraticável (cujo estado se agravou com a entrada da chuva no segundo tempo), passando pela diminuta mobilização de adeptos (fruto da intempérie) e culminando numa endémica falta de confiança dos jogadores. Lelo, que na semana passada cumpriu a sua missão, ao marcar um golo na Trofa, fez ontem aquilo que parecia impossível: falhou uma grande penalidade, porque bateu fraco e ao lado... mesmo para onde estava virado. Visto o lance da bancada norte, notou-se perfeitamente pela expressão facial que o #99 nunca acreditou que aquela bola entraria.
Ora, num jogo em que o terreno encharcado facilitava as situações de perigo através de lances de bola parada, eis que o Varzim falhou a mais soberana das oportunidades.
É claro que, no resto do encontro, tanto poveiros como avenses se adaptaram o melhor possível às condições do terreno, mas nem por isso o futebol praticado deixou de ser de fraca qualidade. Ainda assim, a equipa do Varzim foi a mais inconformada (mais na primeira do que na segunda parte), lutou mais, procurou incomodar Hugo Ferreira e até conseguiu, em algumas situações, arrancar um par de defesas apertadas ao guardião avense.
Do outro lado, o Aves também não se ficou e foi durante o segundo tempo que Marafona se viu metido em trabalhos maiores, mas respondendo sempre à altura das situações.
E a história do jogo resume-se a isto. Artur Soares Dias esteve em bom plano e não deu qualquer tempo de descontos nem na primeira nem na segunda parte.
Até o árbitro quis sair do pântano sem mais demoras.
-

18 comentários:

Anónimo disse...

Por ventura e para quem viu o jogo este seu comentário espelha em parte o que se passou,mas não posso deixar passar aquilo que me parece mais uma ficção que outra coisa,até num jogo em que a EQUIPA não sofre golos o senhor vem a criticar a defesa,será que nunca ouviu dizer que a melhor defesa é o ATAQUE,Para a próxima grande penalidade peça para ser um defesa a marcar,talvez encontre outro bode expiatório.meu amigo os golos marcados têm de ser em maior número que os sofridos.vejo a ineficácia sim mas do ataque.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2:48 a resposta que se impõe: meu caro, o que eu disse foi isto "Desde o início do campeonato que o Varzim se confronta com dois problemas de base: uma defesa frágil e uma linha avançada ineficaz". É uma generalização acerca do comportamento da equipa. É evidente que ontem a defesa não se portou mal. O que eu quero dizer é que, regra geral, a defesa é frágil e os golos que temos sofrido (que não são poucos) estão aí para o demonstrar. Quanto à ineficácia atacante, vejo que estamos de acordo porque o que se vê... enfim, está à vista.
Em suma, aludindo a este cenário por via da generalização, o que pretendo é chamar a atenção para os sectores que requerem uma atenção redobrada por parte da equipa técnica.
Ao contrário de outros que andam por aí a infestar a blogosfera varzinista de palermices, eu não ando à procura de bodes expiatórios de qualquer espécie. E não tenho que pedir nada a ninguém... nem que seja um defesa ou um médio ou até o guarda-redes para marcar os penalties. Presumo que o meu caro amigo seja um adepto comum, tal como eu. Se não é apenas um simples adepto, então melhor compreendo o alcance do seu comentário. Para que fique claro: eu quero é que a minha equipa ganhe e marque golos, independentemente de ser o defesa, o médio, o ponta de lança ou o guarda-redes a marcar. Quem não se lembra do #4 Nuno Gomes a bater as grandes penalidades no ano passado?
Agora, quem marca um penalti como o Lelo fez, pelo amor de Deus... se aquilo não é falta de confiança, vou ali e já volto. Será assim tão difícil de entender meu caro?
Ora, sendo falta de confiança, há mais opções no banco. Danilo, porque não? Não desgostei do que vi, apesar do terreno estar impraticável para qualquer dos atletas.

Um abraço

Preto No Branco
@ http://varzinistas.blogspot.com

Anónimo disse...

Tal como elogiei o Lelo em jogos anteriores, não posso deixar de notar que o pénalti de ontem revelou falta de qualidade....
É simples de explicar: o terreno estava mau, muito mau, especialmente na zona do penalti, o Lelo viu isso, e reviu, e voltou a rever...ajeitou a bola, e voltou a ajeitar...o árbitrou apitou e ele não arrancou, a expressão dele era de quem "tirem-me deste filme!".
Ou seja, ele já sabia que podia escorregar e a bola ressaltar, logo o que tinha a fazer era avançar com confiança e pelo menos acertar na baliza porque mesmo que fosse devagar o terreno também estava mau pro guarda redes!!Assim, o problema não foi ter falhado (os melhores jogadores falham penaltis) nem questiono a vontade que ele tinha de marcar (ninguem mais do que ele queria marcar golo) mas ao fazê-lo daquela forma mostrou que não estavam reunidas as condiçoes para ser ele a executar o penalti.
De resto, nada a apontar à atitude dos jogadores durante todo o jogo e é de saudar a coragem de todos os adeptos do Varzim ontem à tarde sabendo que nunca poderia ser um grande jogo pelas condições climatéricas e do relvado mas que não deixaram de acreditar que estando presentes poderiam ajudar o seu clube...

Edu disse...

O Varzim é a 2º equipa com menos golos marcados. O ataque do Varzim é, de longe, o pior sector da equipa. A defesa, não aquece nem arrefece. Logicamente, se não marcamos, as outras equipas arriscam-se a ganhar o jogo.
Mas tudo pode mudar. A competição está muito equilibrada. Reparem, estamos a 8 pontos do 1º lugar, no entanto estamos no fundo da tabela. Ainda vamos ter muitas surpresas. Espero que positivas.
Muita sorte Varzim!

Filipe Veloso disse...

Estamos a 8 pontos, e estamos em 13º, mas vale a pena lembrar q ha 1jogo atrasado, do do Covilha vs Santa Clara,se covilha ganhar ou empatar vamos para 14º,

o resultado do portimonense foi festival de golos. com empate a 3-3 contra fatima.

e graças ao empate nao ficams a 10 pontos.

o Varzim ainda pode subir, mas td vai depender dos jogos,e se conseguirmos manter 8 ou menus pontos do 2º lugar, e do novo presidente em Janeiro.

Se o Santa Clara ganhar ficams a 10 pontos do 1º lugar, mas o q esta em questao e a manutençao, se for a subida ta muito bom.

Anónimo disse...

O Varzim tem uma mistura de juventude com qualidade e alguns jogadores muito mediocres, mesmo muito fraquinhos. Ao ler comentários de que podemos subir, dá-me vontade de chorar, é que parece que a familia varzinista, não consegue ver o que está á frente dos nossos olhos.
Só temos plantel para tentar aguentar a luta pela manutenção, a nossa vitória em Barcelos, deu-nos 3 pontos que se não os tivessemos, estariamos enterrados.
O Varzim tem de jogar com muita raça e luta, mas vai ser dificil manter, se não fizermos 2 vitórias seguidas, a começar já no dificil Penafiel, os miudos vão se abaixo e aí é que vai ser elas.
Mau Plantel, péssima direcção, resta-nos a grande história do Varzim, não podemos perder a identidade, mas parece-me que dia após dia, morremos mais um bocadinho.

Anónimo disse...

pelo que chegou aos meus ouvidos hj o varzim esta interessado num medio defensivo, ou que jogue a central e lateral,e a posta é para um jogado~r que seja primeiro ano de senior. Um do leça do balio! Mas o que é isto? Ainda a duas semanas vi a liga dos ultimos, com o emanuel a brilhar no esposende, brinquem brinquem.. leça do balio.. ja parecemos um clube de bairoo

Anónimo disse...

oh amiguinho das 1:58:

Então você ainda é daqueles complexados que acha que os bons jogadores são só os do benfica e do porto e do sporting e do real madrid e etc...? Então nos outros clubes de bairro não haverá grandes talentos, homem, ou eles já nascem todos ensinadinhos?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

como pode,mais contratações-eeeeh-paguem mas é o que devem aos jogadores.alguns coitados estão em pânico sem alternativas ao que lhes apresentam ou seja nada.

Anónimo disse...

disse isso porque de facto temos OPTIMOS jogadores que nao sao aproveitados, para irmos buscar um senior de primeiro ano do leça do balio? por amor de deus, nem falo da ultima equipa que subiu, mas falo da anterior, da geraç
ao do andre andre(emanuel,luis ramos, nicola,bruno,etc, tinha grandes GRANDES jogadores, assim como a no Neto(yazalde, neto, paulo benta, luca).. entre muitos outros

Anónimo disse...

Foi um domingo para esquecer!

Um frio que parecia a serra, uma chuva miudinha que incomodava, uma ventania típica da Póvoa, uma força avense que não se calou! foi pa esquecer!


meia dúzia de pessoas a ver o jogo! e depois falam que somos grandes, que somos históricos e tal e tal! somos? aonde estão os adeptos? há espera em casa que o Varzim suba pa saltar outra vez para a "Arena Varzinista"

estão todos à espera não sei de que. um equipa que se esforçou, que lutou e tentou no meio do batatal ganhar! não deu, paciência!

Lelo a bater penaltis? agora isto é à vez? ora marcas tu ora marco eu, depois marca o mikika e depois o camilo !


a defesa? como é que é que se critica o melhor sector varzinista? Pedro Santos? sempre o nosso capitão - muito bem!

Tito o pêndulo, sempre bem também! eu acho que naquele batatal tiveram todos bem!

Mais um jogo! vamos la ver no que isto dá!

Força VARZIM,

Zezinando AKA zequinha

Preto No Branco disse...

Zequinha, faz tempo que não vinhas cá.
Obrigado pelo comentário, mas tenho que te repetir aquilo que disse mais acima: eu não critiquei a defesa neste jogo, até porque não houve nada por que a criticar. Eu limitei-me a fazer uma generalização e a julgar o nosso comportamento defensivo à luz do número de golos sofridos e da forma como sofremos muitos deles. Apenas isso.
Agora, inquestionável mesmo é a nossa ineficácia ofensiva. É de arrepiar a forma como os nossos avançados não convertem as boas oportunidades que a equipa produz.

Um abraço e, como sempre, obrigado pela visita e pelo teu comentário que sabes bem que prezamos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Eu nem estava a comentar os outros comentários, nem estava directamente a comentar a crónica do jogo ( mais um serviço à borla, carolice de quem anda nisto por amor à camisola. mas poucos vêem isso infelizmente - Parabéns a um blog consistente!).


Foi só um desabafo, uma constatação do que se ouve, do que se lê! do que não se vê no Estádio!
é constranjedor a VERGONHA que os ditos POVEIROS tem do Varzim! mete dó ver no que se transforma esta cidade ano após ano!


Para mim no ultimo jogo nem deu para avaliar nada! aquilo era um batatal que não dava pa nada! foi sarrafa e mais sarrafa!

eu só quero ver como vão correr as coisas! Também anda tudo a dizer que isto vai ser o fim do mundo, isto e aquilo! o Varzim se bem me lembro ja anda pa acabar desde 89 90! por isso, vamos ver, pode ser que ainda se suba esta equipa! só estamos a 8 pontos e ja anda tudo aflito!

Este ultimo comentário inflamado, nao é totalmente desprovido de verdade! agressivo, mas tem a sua razão! afinal de contas todos falam mas fazem pouco! todos criticam mas no Estadio são sempre os mesmos! já nem falo fora!

Saudações Poveiras!

Zequinha

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.